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dc.contributor.advisorMello Neto, Ruy de Deus e-
dc.contributor.authorBarros, Yasmin da Silva-
dc.date.accessioned2022-09-05T15:07:45Z-
dc.date.available2022-09-05T15:07:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARROS, Yasmin da Silva. A participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020). Orientador: Ruy de Deus e Mello Neto. 2022. 60 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/68028-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectIniciação Científicapt_BR
dc.subjectAções afirmativaspt_BR
dc.subjectDesigualdadespt_BR
dc.titleA participação dos estudantes do Curso de Pedagogia no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: o perfil da geração pós-cotas (2017-2020)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), tendo como uma das principais categorias de análise a observação dos impactos da lei no 12.711 de 2012 (Lei de cotas) em sua constituição. A partir de uma análise descritiva de dados, observaram-se as informações de 566 alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), dos quais se deu foco aos 61 bolsistas PIBIC dentro do recorte temporal de 2017.1 a 2020.1. O banco de dados foi construído com informações demográficas, socioeconômicas e acadêmicas dos discentes, a partir da junção de informações do currículo lattes e dos Encontros Universitários da UFC à pesquisa realizada pela Faculdade de Educação durante a pandemia da Covid-19. Os principais resultados encontrados apontam para: (1) a participação em maior número dos estudantes não cotistas; (2) uma expressiva participação entre os bolsistas cotistas de discentes com critério racial; (3) baixa participação de estudantes cotistas com deficiência; (4) perfil de discentes majoritariamente de baixa renda. Dessa forma, observou que há uma participação representativa da maioria dos grupos de cotistas, no entanto, mesmo que em proporções diferentes, as desigualdades de acesso entre bolsistas cotistas e não cotistas no PIBIC são evidentes.pt_BR
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