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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6659
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Dos programas oficiais para a educação rural aos projetos de educação do campo dos movimentos sociais |
Título en inglés: | Of the official programs for the rural education to the projects of education of the field of the social movements |
Autor : | Oliveira, Mara Rita Duarte de |
Palabras clave : | Educação;Campo;Movimentos sociais;Emancipação |
Fecha de publicación : | 2008 |
Editorial : | http://www.revistalabor.ufc.br/index.php |
Citación : | OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de. Dos programas oficiais para a educação rural aos projetos de educação do campo dos movimentos sociais. Revista do LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 1-22, 2008. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho tem como objetivo central discutir os programas oficiais destinados à educação das populações do campo, fazendo uma incursão dos anos 1930 até os anos de 1990. Apontando nesse percurso o surgimento das experiências de propostas educativas dos Movimentos sociais ligados à luta pela terra, em especial, dos Movimentos dos Trabalhadores Rurais (MST) e da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FRETAGRI), tais propostas desenvolvidas no Estado do Pará, são experiências de resistência às propostas oficiais homogenizadoras que deslegitimam e aviltam a identidade camponesa. Ainda, no campo das experiências educativas dos movimentos sociais aponta o caráter emancipador de tais propostas e a contribuição dessas para novos itinerários educativo da educação campo. |
Abstract: | This paper aims to discuss the central official programmes for education of the populations of the field, making an incursion of the years 1930 to the year 1990. Point in that journey the emergence of the experiences of educational proposals of social movements linked to the struggle for land, in particular, the Movement of Rural Workers (MST) and the Federation of Workers in Agriculture (FRETAGRI), such proposals developed in the state of Idaho, are experiences of resistance to proposals that homogenizadoras official deslegitimam and humiliate the identity peasant. Still, in the field of educational experiences of social movements shows the character of emancipating such proposals and the contribution of these new routes to educational education field. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6659 |
ISSN : | 1983-5000 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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