Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66511| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título : | Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária |
| Autor : | Goes, George Vasconcelos Bertoncini, Bruno Vieira |
| Palabras clave : | Rede de transporte;Vulnerabilidade;Risco |
| Fecha de publicación : | 2016 |
| Editorial : | The Journal of Transport Literature |
| Citación : | BERTONCINI, B. V. et al. Modelo de estimação de custos do transporte urbano de cargas com base na vulnerabilidade da rede viária. The Journal of Transport Literature, [s.l.], Vol. 10, n. 2, p. 31-34, 2016. |
| Resumen en portugués brasileño: | Vulnerabilidade é um atributo de desempenho que busca inferir o impacto que a obstrução total ou parcial de uma via reflete no desempenho da rede de transportes. Tal conceito permite analisar tanto a resiliência da rede como os custos incorridos em cenários distintos para diversos atores envolvidos. Este artigo objetivou propor uma metodologia de análise e mensuração dos custos da vulnerabilidade associada ao transporte de cargas. Para isso, desenvolveu-se um modelo de rede viária com 15 arcos e 10 nós, baseado no equilíbrio do usuário, com a finalidade de realizar simulações de falhas nos arcos, além de mensurar os riscos de haver obstruções. O modelo contendo os custos e risco por cenário apresentou desempenho satisfatório para a representação do fenômeno e para a tomada de decisão. |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/66511 |
| ISSN : | 2238-1031 |
| Aparece en las colecciones: | DET - Artigos publicados em revista científica |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2016_art_bvbertocini.pdf | 573,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.