Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/65321
Tipo: Dissertação
Título: Utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’S) para melhorar o ensino de química na educação de jovens e adultos do município de Sobral - CE
Título em inglês: Use of digital information and communication technologies (DIC'S) to improve the teaching of chemistry in youth and adult education in the municipality of Sobral-CE
Autor(es): Alves, Francisco Alan Aragão
Orientador: Almeida, Maria Mozarina Beserra
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino;Educação de Jovens e Adultos;Ensino - Meios auxiliares;Chemistry - Teaching and learning;Youth and adult education;Teaching - Aids and devices
Data do documento: 17-Jan-2022
Citação: ALVES, Francisco Alan Aragão. Utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC’S) para melhorar o ensino de química na educação de jovens e adultos do município de Sobral - CE. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará.
Resumo: As Disciplinas de Química são consideradas como complicadas para muitos estudantes da Educação Básica. O presente trabalho teve como objetivo a introdução das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) como ferramentas de aprendizagem para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. Os estudantes matriculados nessa modalidade de ensino têm idade mínima de 15 anos (Ensino Fundamental II) e 18 anos (Ensino Médio) que não concluíram os estudos na idade certa por diversas razões. A presente pesquisa foi realizada com os alunos do Ensino Médio que, ao atingirem a maioridade, surgem com ela alguns fatores que desencadeiam a necessidade do aligeiramento da escolarização, como a construção da autonomia do educando e a garantia da permanência ou ascensão no mercado de trabalho. O público analisado foram alunos matriculados no Centro de Educação de Jovens e Adultos da cidade de Sobral, região norte do Estado do Ceará. Foram utilizadas as TDIC’s, através do uso de smartphones, computadores ou outros dispositivos conectados à Internet. Adicionalmente, foi empregado o WhatsApp para e divulgação dos materiais didáticos digitais e a abordagem do conteúdo através de videoaulas para a promoção do processo de ensino. Com a utilização destes recursos, dados foram coletados e trabalhados para verificação das contribuições das TDIC’s no aprendizado dos estudantes. A pesquisa foi aplicada no ano de 2020 e os resultados obtidos foram comparados com dados preexistentes nos anos de 2018 e 2019. Considerando-se aspectos qualitativos, a maioria dos participantes sentiu que a nova metodologia é positiva porque proporciona mais flexibilidade nos horários de estudo, evita o deslocamento, promove mais interação com a tecnologia e aproxima os conceitos científicos abordados no material didático com a realidade dos alunos que fazem parte do público alvo desta pesquisa. Ademais, o corpo discente da EJA é diferente do público mais jovem e o uso das TDIC’s auxiliou na aprendizagem com base nos resultados desta investigação. Essa vantagem foi percebida através de um aumento considerável no rendimento dos estudantes nas faixas de notas analisadas. A nova proposta servirá de suporte para que os demais professores que atuam na EJA adotem o uso dessas tecnologias para aprimorar o processo de ensino e garantir mais aprendizagem para resgatar a dignidade do educando e promover mais cidadania.
Abstract: Chemistry subjects are considered complicated for many Basic Education students. The present work aimed to introduce Digital Technologies of Information and Communication (TDIC's) as learning tools for Chemistry Teaching in Youth and Adult Education. Students enrolled in this type of education are at least 15 years old (Elementary School II) and 18 years old (High School) who did not complete their studies at the right age for various reasons. This research was carried out with high school students who, when they reach adulthood, come up with some factors that trigger the need to streamline schooling, such as the construction of the student's autonomy and the guarantee of permanence or ascension in the labor market. The analyzed audience was students enrolled at the Youth and Adult Education Center in the city of Sobral, in the northern region of the State of Ceará. TDIC's were used, through the use of smartphones, computers, or other devices connected to the internet. Additionally, WhatsApp was used for the dissemination of digital teaching materials and the approach to content through video classes to promote the teaching process. With the use of these resources, data were collected and worked to verify the contributions of TDIC's in student learning. The survey was applied in 2020 and the results obtained were compared with preexisting data in the years 2018 and 2019. Considering qualitative aspects, most participants felt that the new methodology is positive because it provides more flexibility in study hours, avoids displacement, promotes more interaction with technology, and brings the scientific concepts covered in the teaching material closer to the reality of the students who are part of the target audience of this research. Furthermore, the EJA student body is different from the younger audience and the use of TDIC's helped in learning based on the results of this investigation. This advantage was perceived through a considerable increase in student performance in the analyzed grade ranges. The new proposal will serve as support for other teachers who work in EJA to adopt the use of these technologies to improve the teaching process and ensure more learning to rescue the dignity of the student and promote more citizenship.
Descrição: Acompanha produto educacional: "Tutorial usado como ferramenta pedagógica na aprendizagem dos alunos da educação de jovens e adultos (EJA) na disciplina de química".
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/65321
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_dis_alvesfaa.pdfDissertação3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2022_pe_alvesfaa.pdf.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.