Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63940
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Qualidade de vida no teletrabalho, redesenho do trabalho e bem-estar no trabalho de professores de ensino público no Distrito Federal
Otros títulos : Calidad de vida en el teletrabajo, rediseño del trabajo y bienestar en el trabajo de profesores de la enseñanza pública del Distrito Federal
Título en inglés: Quality of telework life, job crafting, and work well-being of public school teachers in the Federal District
Autor : Paschoal, Tatiane
Silva, Priscila Maria da
Demo, Gisela
Fogaça, Natasha
Ferreira, Mário César
Palabras clave : Afeto no trabalho;Comportamentos de redesenho do trabalho;COVID-19;Qualidade de vida no trabalho;Trabalho remoto;Teletrabalho;Affect at work;Job crafting;COVID-19;Quality of work-life;Remote work.;Afectos en el trabaljo;Rediseño del trabajo;COVID-19;Calidad de vida en el trabajo;Trabajo remoto
Fecha de publicación : 2022
Editorial : Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão
Citación : PASCHOAL, T.; SILVA, P. M.; DEMO, G., FOGAÇA, N.; FERREIRA, M. C. Qualidade de vida no teletrabalho, redesenho do trabalho e bem-estar no trabalho de professores de ensino público no Distrito Federal. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 20, n.1, p. 1-12, jan./dez., 2022.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa testou os impactos de percepções de qualidade de vida no teletrabalho e do redesenho do trabalho no bem-estar no trabalho de professores da rede pública de ensino. Uma amostra de 184 professores respondeu ao questionário com escalas validadas no Brasil. Análise fatorial confirmatória e modelagem por equações estruturais foram conduzidas. Tanto a percepção de qualidade de vida no teletrabalho quanto as ações de redesenho explicaram o bem-estar e contribuíram para a investigação de lacunas da literatura organizacional e do trabalho. O diagnóstico traçado avança ao caracterizar o perfil das vivências de professores em trabalho remoto, evidenciando as relações entre as variáveis abordadas em um contexto de trabalho em transformação que se acelerou durante a pandemia da Covid-19.
Abstract: This study tested the impacts of perceptions of quality of telework life and job crafting on public school teachers’ work well-being. The sample was composed of 184 teachers who answered a questionnaire with scales previously validated in Brazil. Confirmatory factor analysis and structural equation modeling were performed. Perceptions of quality of telework life and job crafting actions predicted work well-being and contributed to investigating gaps in the organizational and work literature. This study offers a diagnosis of teachers’ experiences during remote work and highlights the relations between those variables in a changing work context transformation, fostered by Covid-19 pandemia.
Resumen en español: Este estudio testó los impactos de las percepciones de la calidad de vida en el teletrabajo y del rediseño del trabajo en el bienestar laboral de profesores públicos. Una muestra de 184 profesores contestó un cuestionario con escalas previamente validadas em Brasil. Análisis factoriales confirmatorias y modelaje por ecuaciones estructurales se han llevado a cabo. Las percepciones de la calidad de vida en el teletrabajo y del rediseño del trabajo predijeron el bienestar y contribuyeron a la investigación de brechas en la literatura organizacional y del trabajo. El diagnóstico demuestra las vivencias de profesores en trabajo remoto y evidencia las relaciones entre las variables abarcadas en un contexto de trabajo en transformación estimulado por la pandemia de la COVID-19.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63940
ISSN : 2178-9258
Aparece en las colecciones: COVID-19 - Trabalhos relacionados
FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_art_tpaschoal.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.