Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63940
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Qualidade de vida no teletrabalho, redesenho do trabalho e bem-estar no trabalho de professores de ensino público no Distrito Federal |
Other Titles: | Calidad de vida en el teletrabajo, rediseño del trabajo y bienestar en el trabajo de profesores de la enseñanza pública del Distrito Federal |
Title in English: | Quality of telework life, job crafting, and work well-being of public school teachers in the Federal District |
Authors: | Paschoal, Tatiane Silva, Priscila Maria da Demo, Gisela Fogaça, Natasha Ferreira, Mário César |
Keywords: | Afeto no trabalho;Comportamentos de redesenho do trabalho;COVID-19;Qualidade de vida no trabalho;Trabalho remoto;Teletrabalho;Affect at work;Job crafting;COVID-19;Quality of work-life;Remote work.;Afectos en el trabaljo;Rediseño del trabajo;COVID-19;Calidad de vida en el trabajo;Trabajo remoto |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão |
Citation: | PASCHOAL, T.; SILVA, P. M.; DEMO, G., FOGAÇA, N.; FERREIRA, M. C. Qualidade de vida no teletrabalho, redesenho do trabalho e bem-estar no trabalho de professores de ensino público no Distrito Federal. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 20, n.1, p. 1-12, jan./dez., 2022. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa testou os impactos de percepções de qualidade de vida no teletrabalho e do redesenho do trabalho no bem-estar no trabalho de professores da rede pública de ensino. Uma amostra de 184 professores respondeu ao questionário com escalas validadas no Brasil. Análise fatorial confirmatória e modelagem por equações estruturais foram conduzidas. Tanto a percepção de qualidade de vida no teletrabalho quanto as ações de redesenho explicaram o bem-estar e contribuíram para a investigação de lacunas da literatura organizacional e do trabalho. O diagnóstico traçado avança ao caracterizar o perfil das vivências de professores em trabalho remoto, evidenciando as relações entre as variáveis abordadas em um contexto de trabalho em transformação que se acelerou durante a pandemia da Covid-19. |
Abstract: | This study tested the impacts of perceptions of quality of telework life and job crafting on public school teachers’ work well-being. The sample was composed of 184 teachers who answered a questionnaire with scales previously validated in Brazil. Confirmatory factor analysis and structural equation modeling were performed. Perceptions of quality of telework life and job crafting actions predicted work well-being and contributed to investigating gaps in the organizational and work literature. This study offers a diagnosis of teachers’ experiences during remote work and highlights the relations between those variables in a changing work context transformation, fostered by Covid-19 pandemia. |
Abstract in Spanish: | Este estudio testó los impactos de las percepciones de la calidad de vida en el teletrabajo y del rediseño del trabajo en el bienestar laboral de profesores públicos. Una muestra de 184 profesores contestó un cuestionario con escalas previamente validadas em Brasil. Análisis factoriales confirmatorias y modelaje por ecuaciones estructurales se han llevado a cabo. Las percepciones de la calidad de vida en el teletrabajo y del rediseño del trabajo predijeron el bienestar y contribuyeron a la investigación de brechas en la literatura organizacional y del trabajo. El diagnóstico demuestra las vivencias de profesores en trabajo remoto y evidencia las relaciones entre las variables abarcadas en un contexto de trabajo en transformación estimulado por la pandemia de la COVID-19. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63940 |
ISSN: | 2178-9258 |
Appears in Collections: | COVID-19 - Trabalhos relacionados FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_art_tpaschoal.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.