Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63796
Type: Resumo
Title: Elaboração de uma cartilha de passatempos como recurso didático para o Curso Básico de Biologia da Seara da Ciência
Authors: Carneiro, Beatriz Martins
Ponciano, Maria da Conceição Moreira
Sousa, Antonio Carleones Oliveira
Neris, Aline
Trigueiro, Eliedir Ribeiro da Cunha
Keywords: Jogos educativos;Ensino - Metodologia;Biologia - Estudo e ensino
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: CARNEIRO, Beatriz Martins; PONCIANO, Maria da Conceição Moreira; SOUSA, Antonio Carleones Oliveira; NERIS, Aline; TRIGUEIRO, Eliedir Ribeiro da Cunha. Elaboração de uma cartilha de passatempos como recurso didático para o Curso Básico de Biologia da Seara da Ciência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5124, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Abstract in Brazilian Portuguese: A demanda por novas metodologias que escapem da aula tradicional é bem-vinda tanto por alunos, quanto por professores. Jogos didáticos são mecanismos úteis para os processos de ensino-aprendizagem, apresentando-se como alternativas que facilitam a construção de conhecimento pelos alunos. Apesar da Biologia ser uma disciplina indispensável para diversos cursos, muitos alunos encontram dificuldades na assimilação dos conteúdos, por se tratar de uma área ampla e complexa. Tendo em vista todos estes aspectos e buscando aprimorar o rendimento e o entendimento do conteúdo, durante o Curso Básico de Biologia, ofertado pela Seara da Ciência, foi elaborada e aplicada uma cartilha com atividades de passatempos com jogos de palavras cruzadas, caça palavras e outros para serem utilizados durante as aulas. A aplicação desses jogos tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas, bem como estimular a memória e despertar o interesse pela Biologia. O público alvo do curso é composto por alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Fortaleza que participaram das aulas ministradas no segundo semestre de 2016. Os jogos foram elaborados com base na literatura específica sobre os conteúdos das aulas a serem ministradas e na didática específica para jogos com objetivos voltados ao ensino. Espera-se comprovar a eficácia do aspecto lúdico associado ao cognitivo como uma ótima estratégia de ensino através dos passatempos utilizados durante as aulas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63796
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_bmcarneiro.pdf69,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.