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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarneiro, Beatriz Martins-
dc.contributor.authorPonciano, Maria da Conceição Moreira-
dc.contributor.authorSousa, Antonio Carleones Oliveira-
dc.contributor.authorNeris, Aline-
dc.contributor.authorTrigueiro, Eliedir Ribeiro da Cunha-
dc.date.accessioned2022-02-04T17:38:57Z-
dc.date.available2022-02-04T17:38:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Beatriz Martins; PONCIANO, Maria da Conceição Moreira; SOUSA, Antonio Carleones Oliveira; NERIS, Aline; TRIGUEIRO, Eliedir Ribeiro da Cunha. Elaboração de uma cartilha de passatempos como recurso didático para o Curso Básico de Biologia da Seara da Ciência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5124, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63796-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleElaboração de uma cartilha de passatempos como recurso didático para o Curso Básico de Biologia da Seara da Ciênciapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA demanda por novas metodologias que escapem da aula tradicional é bem-vinda tanto por alunos, quanto por professores. Jogos didáticos são mecanismos úteis para os processos de ensino-aprendizagem, apresentando-se como alternativas que facilitam a construção de conhecimento pelos alunos. Apesar da Biologia ser uma disciplina indispensável para diversos cursos, muitos alunos encontram dificuldades na assimilação dos conteúdos, por se tratar de uma área ampla e complexa. Tendo em vista todos estes aspectos e buscando aprimorar o rendimento e o entendimento do conteúdo, durante o Curso Básico de Biologia, ofertado pela Seara da Ciência, foi elaborada e aplicada uma cartilha com atividades de passatempos com jogos de palavras cruzadas, caça palavras e outros para serem utilizados durante as aulas. A aplicação desses jogos tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas, bem como estimular a memória e despertar o interesse pela Biologia. O público alvo do curso é composto por alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Fortaleza que participaram das aulas ministradas no segundo semestre de 2016. Os jogos foram elaborados com base na literatura específica sobre os conteúdos das aulas a serem ministradas e na didática específica para jogos com objetivos voltados ao ensino. Espera-se comprovar a eficácia do aspecto lúdico associado ao cognitivo como uma ótima estratégia de ensino através dos passatempos utilizados durante as aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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