Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63355
Type: Artigo de Evento
Title: Análise da continuidade de sistema de gestão da qualidade em empresas de construção civil do estado do Ceará
Title in English: Analysis of the continuity of quality management system in civil construction companies of the state of Ceará
Authors: Magalhães, Licia Carneiro
Masih, Rogério Teixeira
Keywords: Continuidade;Construção civil;Sistema de gestão da qualidade;Avaliação
Issue Date: 2011
Citation: MAGALHAES, Licia Carneiro; MASIH, Rogério Teixeira. Análise da continuidade de sistema de gestão da qualidade em empresas de construção civil do estado do Ceará. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XVIII., 07 a 09 nov. 2011, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2011. Tema: “Sustentabilidade na cadeia de suprimentos”
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada junto a grandes empresas de construção civil do estado do ceará, visando avaliar a continuidade no sistema de gestão da qualidade (sgq) implantado nestas empresas. Desta forma, forram estabelecidas duas hipóteses: a primeira questiona a existência da continuidade no sistema de sgq das empresas avaliadas, desde a implantação até as auditorias externas anuais, enquanto a segunda hipótese, vinculada à primeira, avalia os principais motivos relacionados à existência da descontinuidade no sgq. Os principais resultados evidenciaram que, em todas as empresas entrevistadas, há o problema da descontinuidade do sgq e esclarecem quais os principais motivos que explicam essa descontinuidade. Por fim, visando mudar esta realidade, conclui-se que é importante: implantar o sistema de gestão da qualidade no início da obra, ou melhor, desde a elaboração dos projetos, estabelecer e cumprir um cronograma de auditoria interna, além de incluir nas metas estratégicas da empresa ações de manutenção, mensurações dos aumentos de produtividade dos serviços e avaliação do grau de satisfação do cliente.
Abstract: This article presents the result of a research done next to great civil construction companies of the state of ceará, aiming to evaluate the continuity in the quality management system (qms) implanted in these companies. This way, two hypottheses had been established: the first one questions the existence of continuity in the system of qms of the companies evaluated since the implantation until the annual external audit, while the second, tied the first, evaluates the main reasons related to the existence of the discontinuity in the qms. The main results had evidenced that, in all the companies interviewed, there`s the problem of discontinuity of the qms and clarify the main reasons that explains this discontinuity. Finally, willing to change this reality, one concludes that it is important: implant the quality management system at the beginning of the construction, or better, since the elaboration of the projects, to establish and to fulfill a chronogram of internal audit, besides introducing in the strategic goals of the company actions of maintenance, measure of the increases of services productivity and evaluation of the level of customer satisfaction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63355
ISSN: 1809-7189
Appears in Collections:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_lcmagalhaes.pdf282,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.