Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62352
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Monitoramento estratégico de avaliação de desempenho em uma unidade acadêmica de uma instituição de ensino superior |
Título en inglés: | Strategic monitoring performance evauation in a unit of an academic institution of higher education |
Autor : | Ferreira, Thayanne Alves Rodrigues, Maxweel Veras Sousa, Edna Maria Monteiro de Soares, Marciana de Lima Farias, Ana Beatriz Gentil de |
Palabras clave : | Avaliação de desempenho;Monitoramento estratégico |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | FERREIRA, Thayanne Alves; RODRIGUES, Maxweel Veras; SOUSA, Edna Maria Monteiro de; SOARES, Marciana de Lima; FARIAS, Ana Beatriz Gentil de. Monitoramento estratégico de avaliação de desempenho em uma unidade acadêmica de uma instituição de ensino superior. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XIX., 05 a 07 nov. 2012, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2012. Tema: “Sustentabilidade na cadeia de suprimentos”. |
Resumen en portugués brasileño: | Diante do ambiente mercadológico instável e complexo em que as organizações estão inseridas, no qual se intensifica a necessidade de constantes alterações estratégicas, pressupõe-se a urgência na mensuração do desempenho qualitativo e na cooncepção de processos inovadores. No âmbito de instituições privadas, tal exigência é atrelada às constantes solicitações de retorno imediato, enquanto que nas organizações públicas, essa realidade ainda reflete um processo em desenvolvimento, tornando-se uma intervenção necessária para melhor eficiência de seus recursos humanos e materiais. É preciso, portanto, que seja testado um novo modelo de gerenciamento das universidades, possibilitando assim uma nova visão estratégica em seu funcionamento. Nesse interim de mudanças, as instituições públicas passaram a adotar o balanced scorecard, como instrumento mediador nessa busca por melhorias sistêmicas e operacionais. Este trabalho compreende um estudo de caso, que objetiva o desenvolvimento de uma ferramenta de monitoramento de indicadores de desempenho, baseados no bsc, no contexto de uma unidade acadêmica de ensino superior. A ferramenta desenvolvida possibilitará o acompanhamento das metas traçados, através de avaliações comparativas entre os índices estabelecidos e alcançados, bem como a utilização de novas metas baseadas no planejamento estratégico, adequadas ao objetivo almejado. |
Abstract: | Given the volatile and complex market environment in which organizations are embedded, which intensifies the need for constant strategic changes, it is assumed urgency in measuring quality performance and design of innovative processes. Witthin private institutions, such a requirement is linked to the constant requests immediate return, while in public, this reality still reflects an ongoing process, becoming a necessary intervention to improve efficiency of its human and material resources. It is therefore necessary to be tested a new model of management of universities, thus enabling a new strategic vision for its operation. In the meantime changes, public institutions have adopted the balanced scorecard as a tool in this quest for mediating systemic and operational improvements. This work includes a case study, which aims to develop a tool for monitoring performance indicators, based on the bsc, in the context of an academic unit of higher education. The tool developed will enable the monitoring of the goals outlined by benchmarking between the rates established and attained, and the use of new goals based on strategic planning, appropriate to the intended goal. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62352 |
ISSN : | 1809-7189 |
Aparece en las colecciones: | DEPR - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_taferreira.pdf | 495,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.