Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61964
Tipo: | Dissertação |
Título: | Protagonismo e autoria: dialogando com a disciplina projeto de vida |
Autor(es): | Severiano, Gracymara Mesquita |
Orientador: | Vasconcelos, Francisca Denise Silva |
Palavras-chave: | Educação;Projeto de vida;Professores;Autoria;Protagonismo |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SEVERIANO, G. M. Protagonismo e autoria: dialogando com a disciplina projeto de vida. 26f., 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas), Universidade Federal do Ceará.Sobral, 2021. |
Resumo: | A promulgação da constituição de 1988 colocou a educação como um direito social garantido a todos, além de abrir espaço para discussões, promovendo mudanças significativas nas legislações vigentes, trazendo avanços para o desenvolvimento educacional do país. A educação foi sendo vista e discutida, estando presente em leis, orçamentos, planejamentos, mas sempre apresentando grandes desafios. Em sala de aula, os professores já engajados no fazer educacional encontram desafios constantes, entre eles, a adaptação a novos modelos e novas propostas curriculares que vão sendo apresentadas. A disciplina Projeto de Vida é uma inovação que vem sendo implementada em escolas de tempo integral e por isso, buscamos investigar os espaços de autoria e protagonismo juvenil dentro da referida disciplina. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, com objetivo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Como instrumento utilizamos questionário e a análise dos dados foi realizada através de análise temática do conteúdo, tendo sua compreensão alicerçada no materialismo histórico. Como conclusão apontamos que protagonismo e autoria são privilegiados pelos professores dentro da disciplina e que os significados de projeto de vida, bem como as práticas dentro da disciplina, são afetados pelo discurso neoliberal. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61964 |
Aparece nas coleções: | MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_gmseveriano.pdf | SEVERIANO, G. M. Protagonismo e autoria: dialogando com a disciplina projeto de vida. 26f., 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas), Universidade Federal do Ceará.Sobral, 2021. | 452,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.