Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61964
Tipo: Dissertação
Título : Protagonismo e autoria: dialogando com a disciplina projeto de vida
Autor : Severiano, Gracymara Mesquita
Tutor: Vasconcelos, Francisca Denise Silva
Palabras clave : Educação;Projeto de vida;Professores;Autoria;Protagonismo
Fecha de publicación : 2021
Citación : SEVERIANO, G. M. Protagonismo e autoria: dialogando com a disciplina projeto de vida. 26f., 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas), Universidade Federal do Ceará.Sobral, 2021.
Resumen en portugués brasileño: A promulgação da constituição de 1988 colocou a educação como um direito social garantido a todos, além de abrir espaço para discussões, promovendo mudanças significativas nas legislações vigentes, trazendo avanços para o desenvolvimento educacional do país. A educação foi sendo vista e discutida, estando presente em leis, orçamentos, planejamentos, mas sempre apresentando grandes desafios. Em sala de aula, os professores já engajados no fazer educacional encontram desafios constantes, entre eles, a adaptação a novos modelos e novas propostas curriculares que vão sendo apresentadas. A disciplina Projeto de Vida é uma inovação que vem sendo implementada em escolas de tempo integral e por isso, buscamos investigar os espaços de autoria e protagonismo juvenil dentro da referida disciplina. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, com objetivo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Como instrumento utilizamos questionário e a análise dos dados foi realizada através de análise temática do conteúdo, tendo sua compreensão alicerçada no materialismo histórico. Como conclusão apontamos que protagonismo e autoria são privilegiados pelos professores dentro da disciplina e que os significados de projeto de vida, bem como as práticas dentro da disciplina, são afetados pelo discurso neoliberal.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61964
Aparece en las colecciones: MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_dis_gmseveriano.pdfSEVERIANO, G. M. Protagonismo e autoria: dialogando com a disciplina projeto de vida. 26f., 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas), Universidade Federal do Ceará.Sobral, 2021.452,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.