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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61964
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Francisca Denise Silva | - |
dc.contributor.author | Severiano, Gracymara Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-11T13:25:21Z | - |
dc.date.available | 2021-11-11T13:25:21Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SEVERIANO, G. M. Protagonismo e autoria: dialogando com a disciplina projeto de vida. 26f., 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas), Universidade Federal do Ceará.Sobral, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61964 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Projeto de vida | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.title | Protagonismo e autoria: dialogando com a disciplina projeto de vida | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A promulgação da constituição de 1988 colocou a educação como um direito social garantido a todos, além de abrir espaço para discussões, promovendo mudanças significativas nas legislações vigentes, trazendo avanços para o desenvolvimento educacional do país. A educação foi sendo vista e discutida, estando presente em leis, orçamentos, planejamentos, mas sempre apresentando grandes desafios. Em sala de aula, os professores já engajados no fazer educacional encontram desafios constantes, entre eles, a adaptação a novos modelos e novas propostas curriculares que vão sendo apresentadas. A disciplina Projeto de Vida é uma inovação que vem sendo implementada em escolas de tempo integral e por isso, buscamos investigar os espaços de autoria e protagonismo juvenil dentro da referida disciplina. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, com objetivo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Como instrumento utilizamos questionário e a análise dos dados foi realizada através de análise temática do conteúdo, tendo sua compreensão alicerçada no materialismo histórico. Como conclusão apontamos que protagonismo e autoria são privilegiados pelos professores dentro da disciplina e que os significados de projeto de vida, bem como as práticas dentro da disciplina, são afetados pelo discurso neoliberal. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_dis_gmseveriano.pdf | SEVERIANO, G. M. Protagonismo e autoria: dialogando com a disciplina projeto de vida. 26f., 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas), Universidade Federal do Ceará.Sobral, 2021. | 452,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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