Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61708
Type: Resumo
Title: Formação continuada de docentes para um novo olhar em avaliação educacional
Authors: Freitas, Raphael Vieira
Silva, Henrique Barbosa
Keywords: Professores - Educação (Educação permanente);Professores - Formação;Avaliação educacional
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: FREITAS, Raphael Vieira; SILVA, Henrique Barbosa. Formação continuada de docentes para um novo olhar em avaliação educacional. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: Observando a atual situação da educação no mundo, podemos perceber que existe um processo de mudança ocorrendo a todo instante devido a muitos fatores, dentre os quais podemos destacar as mudanças na sociedade e as novas tecnologias. Existem estudos que comprovam que a formação inicial de professores, que começam nos cursos de licenciaturas, têm alguns aspectos negativos para a formação docente, ocasionando uma necessidade dos professores terem uma formação a todo instante, após o período de estudos, na universidade. Mediante a este cenário, a formação continuada de professores, principalmente, no processo de avaliação educacional, está sendo um dos principais objetos estudos com o intuito de minimizar os prejuízos causados na formação inicial do docente. Com os diferentes tipos de inteligência e aprendizagem, o avaliador precisa desenvolver meios que possibilitem ele ser um dos principais responsáveis ou um agente causador de mudança na mente dos alunos para que os objetivos da educação, tais como a construção de um ser crítico, que entenda quais são as necessidades de uma sociedade e seja capaz de tomar decisões que tragam benefícios para ela, sejam realmente alcançados. Temos que os principais questionamentos são em relação a qual a expectativa, sob o ponto de vista de políticas educacionais, em relação ao avaliador e até que ponto sua participação poderá ser impactante na resolução de problemas de cada instituição. O estudo será fundamentado em uma revisão teórica dos conceitos de avaliação e sobre o que realmente é importante no processo de formação docente e avaliação educacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61708
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_rvfreitas.pdf66,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.