Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61352
Tipo: Artigo de Evento
Título : Comparação dos níveis de satisfação e grau de importância da qualidade de vida no trabalho na visão dos servidores de uma instituição pública federal
Título en inglés: Comparison of satisfaction level and degree of quality of life of importance at work in the vision of servers from a federal public institution
Autor : Rodrigues, Maria Reijane de Morais Santos
Alexandre, João Welliandre Carneiro
Rodrigues, Maxweel Veras
Cavalcante, Sueli Maria de Araújo
Freitas, Silvia Maria de
Palabras clave : Graus de satisfação e importância;Modelo de walton;Instituição pública federal
Fecha de publicación : 2016
Citación : RODRIGUES, Maria Reijane de Morais Santos; ALEXANDRE, João Welliandre Carneiro; RODRIGUES, Maxweel Veras; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo; FREITAS, Silvia Maria de. Comparação dos níveis de satisfação e grau de importância da qualidade de vida no trabalho na visão dos servidores de uma instituição pública federal. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, XXIII, 09 a 11 nov. 2016, Bauru, São Paulo, Brasil. Anais[…] Bauru, São Paulo, 2016. Tema: “Gestão de operações em serviços e seus impactos sociais”
Resumen en portugués brasileño: As constantes transformações porque passa o mundo organizacional exigem mudanças nos modos de gestão das organizações e profissionais cada vez mais capacitados. Maior responsabilidade social por parte das organizações faz parte dessas transsformações. Essas mudanças podem acarretar mais adoecimento físico e psicológico nos trabalhadores, o que leva o surgimento de estudos sobre a qualidade de vida no trabalho (qvt), que visa minimizar tais efeitos negativos promovendo o bem-estar dos trabalhadores. Nessa linha de pesquisa, este trabalho tem como objetivo investigar a qualidade de vida no trabalho em uma instituição pública federal, comparando os níveis de satisfação e os graus de importância atribuídos pelos servidores, por diretoria da instituição. Como metodologia foi realizada uma pesquisa quantitativa a uma amostra de 189 funcionários da instituição selecionada, cujo questionário teve como base o modelo de walton. Para as análises dos resultados foram aplicados técnicas de análises exploratória de dados e o teste de hipóteses não-paramétrico de wilcoxon. Como conclusão geral, a pesquisa revelou que o grau de satisfação dos funcionários está muito aquém do grau de importância atribuída aos fatores pesquisados.
Abstract: The constant transformations the organizational world goes through demand many changes in the types of management in organizations and even more qualified professionals. Greater social responsibility on the organization´s part is part of thhese transformations. These changes might cause more physical and psychological ailments in workers, which leads to the emergence of studies on quality of working life (qwl), that aims to minimize such negative effects and promote the well-being of workers. Through this line of research, this work aims to investigate the quality of working life in a public federal institution, comparing the levels of satisfaction and the degrees of importance attributed by the workers, divided by each board of directors in the institution. As means of methodology, a quantitative survey of 189 was taken, with its questionnaire based on the walton model. For the analyses of the results, techniques of exploratory data analysis and wilcoxon´s non-parametric hypothesis test were applied. As a general conclusion, the research found that the degree of worker´s satisfaction is lagging far behind the degree of importance attributed to the researched factors.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61352
ISSN : 1809-7189
Aparece en las colecciones: DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_mjmsrodrigues.pdf947,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.