Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61202
Tipo: | TCC |
Título : | Classe hospitalar: uma análise sob a ótica da política e da formação docente |
Autor : | Lopes, Eveline Chagas |
Tutor: | Gomes, Robéria Vieira Barreto |
Palabras clave : | Atendimento Pedagógico Hospitalar;Pacientes hospitalizados - Educação;Humanização dos serviços de saúde |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | LOPES, Eveline Chagas. Classe hospitalar: uma análise sob a ótica da política e da formação docente. Orientadora: Robéria Vieira Barreto Gomes. 2021. 71 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | Tendo como ponto de partida o desconhecimento acerca da atuação do pedagogo no atendimento educacional hospitalar, este trabalho tem por objetivo analisar os estudos teóricos e práticos desenvolvidos sobre o atendimento educacional hospitalar que acontece nas classes hospitalares, com vistas a perpassar pelo histórico da pedagogia, incluindo a hospitalar, pela investigação do processo de formação do pedagogo atuante na classe hospitalar, pela legislação basilar da pedagogia hospitalar e por pesquisas já consolidadas que abordam a temática do atendimento educacional hospitalar. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e para alcançar a finalidade, realizou-se levantamento bibliográfico e revisão de literatura que ancorou o estudo. Para subsidiar o objeto de investigação, buscou-se o aporte nos estudos já consolidados de Saviani (2007;2008) Matos e Mugiati (2007), Libâneo (1998;1999;2001;2002;2005), Ceccim (1998), Aranha (2006), Ortiz e Freitas (2005), Ghiraldelli (2006), Rittmeyer; Silva; Imbrósio (2001), Santos e Navarro (2012), Dourado (2015) entre outros. Do universo de 145 trabalhos que versam sobre pedagogia hospitalar e/ou atuação do pedagogo nessa área e/ou classe hospitalar, uma amostra de 10, além de uma reportagem, foram selecionadas para estudo mais acurado. As pesquisas são oriundas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul compreendidos entre os anos de 2005 a 2019. Os trabalhos destacam a atuação do pedagogo na classe hospitalar ou em ambientes que se assemelham ao serviço ofertado na classe hospitalar. Em conclusão, percebe-se que o pedagogo atuante na classe hospitalar é promotor não somente do processo de ensino aprendizagem da criança e do adolescente internados, mas do equilíbrio entre a saúde física, mental e cognitiva destes, uma vez que oportuniza melhoria na qualidade de vida e contribui para a aceitação de tratamento médico, recuperação da saúde e reintegração da criança hospitalizada na escola regular. |
Abstract: | Taking as a starting point the lack of knowledge about the role of the pedagogue in educational hospital care, this work aims to analyze the theoretical and practical studies developed on educational hospital care that takes place in hospital classes, with a view to going through the history of pedagogy, including the hospital one, for the investigation of the training process of the educator working in the hospital class, for the basic legislation of hospital pedagogy and for already consolidated researches that address the theme of hospital educational assistance. The research presents a qualitative approach and to achieve the purpose, a bibliographic survey and literature review was carried out that anchored the study. To subsidize the object of investigation, we sought the input in the studies already consolidated by Saviani (2007; 2008) Matos and Mugiati (2007), Libâneo (1998; 1999; 2001; 2002; 2005), Ceccim (1998), Aranha (2006), Ortiz and Freitas (2005), Ghiraldelli (2006), Rittmeyer; Silva; Imbrósio (2001), Santos and Navarro (2012), Dourado (2015) among others. From the universe of 145 works that deal with hospital pedagogy and / or the pedagogue's performance in this area and / or hospital class, a sample of 10, in addition to a report, were selected for a more accurate study. The research comes from São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul from 2005 to 2019. The works highlight the role of the educator in the hospital class or in environments that resemble the service offered in the hospital class. In conclusion, it is clear that the educator working in the hospital class is a promoter not only of the teaching-learning process of hospitalized children and adolescents, but of the balance between their physical, mental and cognitive health, since it provides an improvement in the quality of care and contributes to the acceptance of medical treatment, health recovery and reintegration of the hospitalized child into regular school. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61202 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_eclopes.pdf | 620,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.