Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61201
Tipo: | TCC |
Título : | A implantação do Programa da Sala de Recursos Multifuncionais no município de Fortaleza, no Distrito III: um serviço de apoio da educação especial |
Autor : | Maia, Eliana Castelo Branco de Souza |
Tutor: | Gomes, Robéria Vieira Barreto |
Palabras clave : | Sala de Recursos Multifuncionais;Educação Especial;Formação de professores;Atendimento Educacional Especializado |
Fecha de publicación : | 2021 |
Citación : | MAIA, Eliana Castelo Branco de Souza. A implantação do Programa da Sala de Recursos Multifuncionais no município de Fortaleza, no Distrito III: um serviço de apoio da educação especial. Orientadora: Robéria Vieira Barreto Gomes. 2021. 67 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa buscou demostrar como funciona o trabalho nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas municipais de ensino infantil e fundamental na cidade de Fortaleza-CE, mais precisamente no Distrito de Educação III. Tendo por objetivo averiguar se a formação dos professores para atuar nas SRM estava de acordo com a legislação vigente, assim como analisar a importância da formação continuada para essas professoras que lidam com uma demanda bem expressiva de alunos com deficiências (transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista, altas habilidades e/ou superdotação), e também se essas professoras possuem em suas salas os materiais didáticos necessários e recomendados no manual de implantação das salas de recursos multifuncionais que auxiliarão no processo de ensino e aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial, este estudo valeu-se de entrevistas estruturadas com professoras que atuam nas SRM aliadas à análise documental de legislações que regulamentam e normatizam o funcionamento desses espaços. Antes de chegarmos às respostas dos nossos objetivos, discorremos sobre o percurso histórico da educação especial no cenário brasileiro, acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de documentos legais (Convenções, Declarações, Decretos, Normativas) que oportunizaram a esses alunos não apenas o direito à escolarização junto aos demais alunos nas salas regulares de ensino, mas também o direito a uma metodologia pautada na sua potencialidade, respeitando suas dificuldades e especificidades. Para vislumbrarmos a real situação das SRM dos Distrito III, uma entrevista estruturada foi aplicada com cinco professoras atuantes nas SRM de escolas pertencentes ao Distrito III. A partir da análise das respostas das entrevistadas, constatamos que a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) precisa se fazer mais presente no cotidiano educacional, suprindo o suporte material e humano necessário para que essas professoras possam exercer a sua prática com excelência. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61201 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_ecbsmaia.pdf | 12,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.