Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61201
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Robéria Vieira Barreto | - |
dc.contributor.author | Maia, Eliana Castelo Branco de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-14T18:32:34Z | - |
dc.date.available | 2021-10-14T18:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Eliana Castelo Branco de Souza. A implantação do Programa da Sala de Recursos Multifuncionais no município de Fortaleza, no Distrito III: um serviço de apoio da educação especial. Orientadora: Robéria Vieira Barreto Gomes. 2021. 67 f. - Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61201 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sala de Recursos Multifuncionais | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
dc.title | A implantação do Programa da Sala de Recursos Multifuncionais no município de Fortaleza, no Distrito III: um serviço de apoio da educação especial | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente pesquisa buscou demostrar como funciona o trabalho nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas municipais de ensino infantil e fundamental na cidade de Fortaleza-CE, mais precisamente no Distrito de Educação III. Tendo por objetivo averiguar se a formação dos professores para atuar nas SRM estava de acordo com a legislação vigente, assim como analisar a importância da formação continuada para essas professoras que lidam com uma demanda bem expressiva de alunos com deficiências (transtornos globais do desenvolvimento/transtornos do espectro autista, altas habilidades e/ou superdotação), e também se essas professoras possuem em suas salas os materiais didáticos necessários e recomendados no manual de implantação das salas de recursos multifuncionais que auxiliarão no processo de ensino e aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial, este estudo valeu-se de entrevistas estruturadas com professoras que atuam nas SRM aliadas à análise documental de legislações que regulamentam e normatizam o funcionamento desses espaços. Antes de chegarmos às respostas dos nossos objetivos, discorremos sobre o percurso histórico da educação especial no cenário brasileiro, acerca do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de documentos legais (Convenções, Declarações, Decretos, Normativas) que oportunizaram a esses alunos não apenas o direito à escolarização junto aos demais alunos nas salas regulares de ensino, mas também o direito a uma metodologia pautada na sua potencialidade, respeitando suas dificuldades e especificidades. Para vislumbrarmos a real situação das SRM dos Distrito III, uma entrevista estruturada foi aplicada com cinco professoras atuantes nas SRM de escolas pertencentes ao Distrito III. A partir da análise das respostas das entrevistadas, constatamos que a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) precisa se fazer mais presente no cotidiano educacional, suprindo o suporte material e humano necessário para que essas professoras possam exercer a sua prática com excelência. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_ecbsmaia.pdf | 12,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.