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Type: TCC
Title: O uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino da matemática para o ciclo de alfabetização
Authors: Silva, Didian Costa Grangeiro da
Advisor: Castro, Juscileide Braga de
Keywords: Jogos;Ensino de matemática;Ciclo de alfabetização;Games;Literacy cycle
Issue Date: 2020
Citation: SILVA, Didian Costa Grangeiro da. O uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino da matemática para o ciclo de alfabetização. Orientadora: Juscileide Braga de Castro. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho busca investigar a importância dos jogos e brincadeiras como ferramenta para o ensino de Matemática no ciclo de alfabetização, tendo como referências as competências e habilidades a serem desenvolvidas segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC.. Este é um trabalho de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, tendo como objetivos específicos mapear e descrever os jogos e brincadeiras que podem ser usados como ferramentas para o ensino de Matemática para o ciclo de alfabetização, identificando as habilidades e competências a serem desenvolvidas em cada jogo e brincadeira investigado. Os jogos selecionados para a análise foram: amarelinha, bingo, boliche, bila ou bola de gude, tangram, nunca dez e carimba. O jogo Se Garanta, criado durante a disciplina de Ensino de Matemática em 2019.2 para trabalhar a unidade temática de Grandezas e Medidas, também foi analisado. Os jogos analisados proporcionam o desenvolvimento de diversas habilidades, além de carregar consigo a intradisciplinaridade, pois exploram conteúdos de mais de uma unidade temática da Matemática. Essa diversidade de habilidades, ações e formas de jogar e brincar também culminam para o desenvolvimento de diversas competências esperadas para a área de Matemática, como o desenvolvimento do raciocínio lógico, da investigação, da criação de estratégia, da resolução de problemas, da cooperação para um objetivo em comum, do trabalho em equipe.
Abstract: The present work seeks to investigate the importance of games and games as a tool for teaching Mathematics in the literacy cycle, having as reference the competences and skills to be developed according to the National Common Curricular Base - BNCC .. This is a qualitative work , such as bibliographic research, with the specific objectives of mapping and describing games and games that can be used as tools for teaching Mathematics for the literacy cycle, identifying the skills and competences to be developed in each game and game investigated. The games selected for the analysis were: hopscotch, bingo, bowling, bila or marble, tangram, never ten and stamp. The game Se Garanta, created during the Mathematics Teaching discipline in 2019.2 to work on the thematic unit of Quantities and Measures, was also analyzed. The analyzed games provide the development of several skills, in addition to carrying intradisciplinarity, as they explore the contents of more than one thematic unit of Mathematics. This diversity of skills, actions and ways of playing and playing also culminate in the development of several competences expected in the area of Mathematics, such as the development of logical reasoning, investigation, strategy creation, problem solving, cooperation for a common goal, of teamwork.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61063
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

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