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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Juscileide Braga de-
dc.contributor.authorSilva, Didian Costa Grangeiro da-
dc.date.accessioned2021-10-08T14:17:02Z-
dc.date.available2021-10-08T14:17:02Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Didian Costa Grangeiro da. O uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino da matemática para o ciclo de alfabetização. Orientadora: Juscileide Braga de Castro. 2020. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61063-
dc.description.abstractThe present work seeks to investigate the importance of games and games as a tool for teaching Mathematics in the literacy cycle, having as reference the competences and skills to be developed according to the National Common Curricular Base - BNCC .. This is a qualitative work , such as bibliographic research, with the specific objectives of mapping and describing games and games that can be used as tools for teaching Mathematics for the literacy cycle, identifying the skills and competences to be developed in each game and game investigated. The games selected for the analysis were: hopscotch, bingo, bowling, bila or marble, tangram, never ten and stamp. The game Se Garanta, created during the Mathematics Teaching discipline in 2019.2 to work on the thematic unit of Quantities and Measures, was also analyzed. The analyzed games provide the development of several skills, in addition to carrying intradisciplinarity, as they explore the contents of more than one thematic unit of Mathematics. This diversity of skills, actions and ways of playing and playing also culminate in the development of several competences expected in the area of Mathematics, such as the development of logical reasoning, investigation, strategy creation, problem solving, cooperation for a common goal, of teamwork.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subjectLiteracy cyclept_BR
dc.titleO uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino da matemática para o ciclo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca investigar a importância dos jogos e brincadeiras como ferramenta para o ensino de Matemática no ciclo de alfabetização, tendo como referências as competências e habilidades a serem desenvolvidas segundo a Base Nacional Comum Curricular - BNCC.. Este é um trabalho de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, tendo como objetivos específicos mapear e descrever os jogos e brincadeiras que podem ser usados como ferramentas para o ensino de Matemática para o ciclo de alfabetização, identificando as habilidades e competências a serem desenvolvidas em cada jogo e brincadeira investigado. Os jogos selecionados para a análise foram: amarelinha, bingo, boliche, bila ou bola de gude, tangram, nunca dez e carimba. O jogo Se Garanta, criado durante a disciplina de Ensino de Matemática em 2019.2 para trabalhar a unidade temática de Grandezas e Medidas, também foi analisado. Os jogos analisados proporcionam o desenvolvimento de diversas habilidades, além de carregar consigo a intradisciplinaridade, pois exploram conteúdos de mais de uma unidade temática da Matemática. Essa diversidade de habilidades, ações e formas de jogar e brincar também culminam para o desenvolvimento de diversas competências esperadas para a área de Matemática, como o desenvolvimento do raciocínio lógico, da investigação, da criação de estratégia, da resolução de problemas, da cooperação para um objetivo em comum, do trabalho em equipe.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

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