Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60958
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A leitura de poesia para a formação humana na educação básica: diálogos com o cancioneiro de Elomar
Autor : Carvalho, Letícia Queiroz de
Alvim, Liliane Rodrigues de Albuquerque
Palabras clave : Leitura de poesia;Ensino de literatura;Dialogismo
Fecha de publicación : 2021
Editorial : Revista Entrelaces
Citación : CARVALHO, Letícia Queiroz de; ALVIM, Liliane Rodrigues de Albuquerque. A leitura de poesia para a formação humana na educação básica: diálogos com o cancioneiro de Elomar. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 14-31, jul./set. 2021.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo investiga os diálogos entre a leitura de poesia em sala de aula e o cancioneiro de Elomar para uma formação humana e crítica de leitores na educação básica. Para tal, optamos metodologicamente pela pesquisa bibliográfica com viés qualitativo, ao cotejarmos escritos bakhtinianos e de autores que representam a sua crítica, além de textos teóricos sobre o gênero lírico, o poeta escolhido e, também, sobre a prática pedagógica de leitura de poemas na escola. O cotejo dos textos ocorreu tanto para a análise do corpus da pesquisa quanto para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de leitura de poesia no ensino médio, que foi alicerçada na vertente epistemológica das Ciências Humanas de Bakhtin e o Círculo. Explanaremos a respeito de um possível caminho metodológico para subsidiar práticas literárias dialógicas na escola, com destaque à leitura do gênero lírico como um caminho potente para a formação crítica e para a humanização.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60958
ISSN : 2596-2817 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_art_lqcarvalho_lraalvim.pdf993,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.