Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60958
Type: Artigo de Periódico
Title: A leitura de poesia para a formação humana na educação básica: diálogos com o cancioneiro de Elomar
Authors: Carvalho, Letícia Queiroz de
Alvim, Liliane Rodrigues de Albuquerque
Keywords: Leitura de poesia;Ensino de literatura;Dialogismo
Issue Date: 2021
Publisher: Revista Entrelaces
Citation: CARVALHO, Letícia Queiroz de; ALVIM, Liliane Rodrigues de Albuquerque. A leitura de poesia para a formação humana na educação básica: diálogos com o cancioneiro de Elomar. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 14-31, jul./set. 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo investiga os diálogos entre a leitura de poesia em sala de aula e o cancioneiro de Elomar para uma formação humana e crítica de leitores na educação básica. Para tal, optamos metodologicamente pela pesquisa bibliográfica com viés qualitativo, ao cotejarmos escritos bakhtinianos e de autores que representam a sua crítica, além de textos teóricos sobre o gênero lírico, o poeta escolhido e, também, sobre a prática pedagógica de leitura de poemas na escola. O cotejo dos textos ocorreu tanto para a análise do corpus da pesquisa quanto para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de leitura de poesia no ensino médio, que foi alicerçada na vertente epistemológica das Ciências Humanas de Bakhtin e o Círculo. Explanaremos a respeito de um possível caminho metodológico para subsidiar práticas literárias dialógicas na escola, com destaque à leitura do gênero lírico como um caminho potente para a formação crítica e para a humanização.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60958
ISSN: 2596-2817 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_art_lqcarvalho_lraalvim.pdf993,9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.