Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60958
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A leitura de poesia para a formação humana na educação básica: diálogos com o cancioneiro de Elomar |
Authors: | Carvalho, Letícia Queiroz de Alvim, Liliane Rodrigues de Albuquerque |
Keywords: | Leitura de poesia;Ensino de literatura;Dialogismo |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Revista Entrelaces |
Citation: | CARVALHO, Letícia Queiroz de; ALVIM, Liliane Rodrigues de Albuquerque. A leitura de poesia para a formação humana na educação básica: diálogos com o cancioneiro de Elomar. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 14-31, jul./set. 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo investiga os diálogos entre a leitura de poesia em sala de aula e o cancioneiro de Elomar para uma formação humana e crítica de leitores na educação básica. Para tal, optamos metodologicamente pela pesquisa bibliográfica com viés qualitativo, ao cotejarmos escritos bakhtinianos e de autores que representam a sua crítica, além de textos teóricos sobre o gênero lírico, o poeta escolhido e, também, sobre a prática pedagógica de leitura de poemas na escola. O cotejo dos textos ocorreu tanto para a análise do corpus da pesquisa quanto para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de leitura de poesia no ensino médio, que foi alicerçada na vertente epistemológica das Ciências Humanas de Bakhtin e o Círculo. Explanaremos a respeito de um possível caminho metodológico para subsidiar práticas literárias dialógicas na escola, com destaque à leitura do gênero lírico como um caminho potente para a formação crítica e para a humanização. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60958 |
ISSN: | 2596-2817 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_art_lqcarvalho_lraalvim.pdf | 993,9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.