Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60958
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Letícia Queiroz de | - |
dc.contributor.author | Alvim, Liliane Rodrigues de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T14:58:23Z | - |
dc.date.available | 2021-10-06T14:58:23Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Letícia Queiroz de; ALVIM, Liliane Rodrigues de Albuquerque. A leitura de poesia para a formação humana na educação básica: diálogos com o cancioneiro de Elomar. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 13, n. 25, p. 14-31, jul./set. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2596-2817 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60958 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura de poesia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Dialogismo | pt_BR |
dc.title | A leitura de poesia para a formação humana na educação básica: diálogos com o cancioneiro de Elomar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente artigo investiga os diálogos entre a leitura de poesia em sala de aula e o cancioneiro de Elomar para uma formação humana e crítica de leitores na educação básica. Para tal, optamos metodologicamente pela pesquisa bibliográfica com viés qualitativo, ao cotejarmos escritos bakhtinianos e de autores que representam a sua crítica, além de textos teóricos sobre o gênero lírico, o poeta escolhido e, também, sobre a prática pedagógica de leitura de poemas na escola. O cotejo dos textos ocorreu tanto para a análise do corpus da pesquisa quanto para o desenvolvimento de uma proposta pedagógica de leitura de poesia no ensino médio, que foi alicerçada na vertente epistemológica das Ciências Humanas de Bakhtin e o Círculo. Explanaremos a respeito de um possível caminho metodológico para subsidiar práticas literárias dialógicas na escola, com destaque à leitura do gênero lírico como um caminho potente para a formação crítica e para a humanização. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_art_lqcarvalho_lraalvim.pdf | 993,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.