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Tipo: Dissertação
Título : Acesso à política de assistência estudantil: uma análise do impacto do auxílio moradia nas trajetórias de estudantes da UFC no Campus Sobral
Autor : Nunes, Ilanna Teixeira
Tutor: Sá, Leonardo Damasceno de
Palabras clave : Assistência estudantil;Ensino superior;Educação superior nos meios populares
Fecha de publicación : 2021
Citación : NUNES, Ilanna Teixeira. Acesso à política de assistência estudantil: uma análise do impacto do auxílio moradia nas trajetórias de estudantes da UFC no Campus Sobral. Orientador: Leonardo Damasceno de Sá. 2021. 165 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: As transformações que o ensino superior passou nas duas últimas décadas - processo de expansão do sistema universitário e a construção dos campi avançados nas cidades de pequeno e médio porte - aumentou consideravelmente a demanda por assistência estudantil devido a existência de muitos jovens que encontram dificuldades para deslocar-se até a sede de seus cursos. Neste sentido, considera-se que o Programa Auxílio Moradia ocupa uma posição estratégica no percurso acadêmico de muitos estudantes que vivem na região norte do Ceará e questionar quais os significados e as representações que são construídas sobre o Programa é fundamental. Assim, tomando o Auxílio Moradia como eixo de análise das experiências dos jovens no acesso a política de assistência estudantil, algumas questões nortearam a pesquisa: Qual o impacto desse Programa nas trajetórias acadêmicas desses sujeitos? O que lhes motivou o ingresso? Caso o benefício fosse suspenso pela Universidade, quais seriam as repercussões em sua vida acadêmica? A proposta desta pesquisa consistiu em entender as perspectivas dos estudantes do Campus da UFC em Sobral quanto à repercussão do Programa Auxílio Moradia em suas trajetórias acadêmicas. Buscou também reconstruir a história do Programa, estratégia que parece fundamental para compreender as suas configurações e modos de operar. A pesquisa é de natureza aplicada, com enfoque qualitativo. Do ponto de vista dos seus objetivos, é uma investigação descritiva. Os procedimentos para coleta de dados utilizados foram o documental, bibliográfico e de campo. Na interlocução com os participantes do estudo, realizou-se oito entrevistas, com roteiros de perguntas semiestruturadas. Outra fonte de dados relevante para a construção do trabalho são as informações socioeconômicas dos estudantes levantadas junto à Equipe de Assistência Estudantil do Campus. A realização da discussão teórica vem acontecendo a partir das obras de diversos estudiosos que realizaram investigações sobre a educação superior nos meios populares, dando ênfase às formulações no âmbito da sociologia da educação. Essa pesquisa possibilitará contribuições no campo prático da política de assistência estudantil na Universidade à medida que subsidiar as intervenções dos profissionais que trabalham nessa área, em especial aos servidores do Campus de Sobral, além da produção de estudos e conteúdos sobre o tema.
Abstract: The transformations that higher education has undergone in the last two decades - the expansion process of the university system and the construction of advanced campuses in small and medium-sized cities - has considerably increased the demand for student assistance due to the existence of many young people who find it difficult to move. up to the headquarters of their courses. In this sense, it is considered that the Housing Assistance Program occupies a strategic position in the academic path of many students who live in the northern region of Ceará and questioning what meanings and representations are built about the Program is fundamental. Thus, taking Housing Assistance as the axis of analysis of the experiences of young people in accessing the student assistance policy, some questions guided the research: What is the impact of this Program on the academic trajectories of these subjects? What motivated them to join? If the benefit were suspended by the University, what would be the repercussions on your academic life? The purpose of this research was to understand the perspectives of students from the UFC Campus in Sobral regarding the impact of the Housing Assistance Program in their academic trajectories. It also sought to reconstruct the Program's history, a strategy that seems fundamental to understanding its configurations and ways of operating. The research is of an applied nature, with a qualitative focus. From the point of view of its objectives, it is a descriptive investigation. The procedures for data collection used were documentary, bibliographic and field. In the dialogue with the study participants, eight interviews were carried out, with semi-structured question scripts. Another relevant source of data for the construction of the work is the socioeconomic information of the students collected with the Student Assistance Team of the Campus. The theoretical discussion has been carried out based on the works of several scholars who carried out investigations on higher education in popular circles, emphasizing formulations within the scope of the sociology of education. This research will enable contributions in the practical field of student assistance policy at the University as it subsidizes the interventions of professionals working in this area, in particular the servers of the Campus de Sobral, in addition to the production of studies and content on the subject.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60857
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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