Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60407
Type: Dissertação
Title: Fantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificar
Title in English: Ghosts in Kiyoshi Kurosawa’s cinema: disappear, reappear and presentify
Authors: Maia, Natália Mendes
Advisor: Vieira, Marcelo Dídimo Souza
Keywords: Kiyoshi Kurosawa;Fantasmas;Cinema japonês;Horror
Issue Date: 2021
Citation: MAIA, Natália Mendes. Fantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificar. 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na presente pesquisa “Fantasmas no Cinema de Kiyoshi Kurosawa: desparecer, reaparecer e presentificar”, buscamos investigar de que maneira as aparições dos "fantasmas palpáveis" produzidas nesta cinematografia são articuladas. Como essas imagens nos reposicionam enquanto espectadores diante da morte? Para a abordagem metodológica, utilizamos a análise fílmica para investigar como se dão as aparições de fantasmas em cinco longas-metragens dirigidos e roteirizados por Kurosawa, em um estudo das relações formais e narrativas que se dão na mise en scène. Nosso corpus de análise é constituído por: Séance (Kôrei, 2000), Pulse (Kairo, 2001), Loft (Rofuto, 2005), Retribution (Sakebi, 2006) e Journey to the Shore (Kishibe no Tabi, 2015). Kurosawa acredita na construção do mundo por meio da ficção: aquilo que é enquadrado na tela, passa a ter uma materialidade, a existir. E, se o fantasma está na tela, ele também existe. Os modos de aparição fantasmagóricos que emergem dessa filmografia podem contribuir para novas relações com o gênero do horror, as imagens e o cinema.
Abstract: In the research “Ghosts in Kiyoshi Kurosawa's Cinema: disappear, reappear and presentify” we seek to investigate how the apparitions of the "palpable ghosts" produced in this cinematography are articulated. How do these images reposition us as spectators facing death? For a methodological approach, we used a filmic analysis to investigate how ghosts appear in five feature films directed and scripted by Kurosawa, in a study of the formal and narrative relationships that occur in the mise en scène. Our corpus of analysis is constituted by: Séance (Kôrei, 2000), Pulse (Kairo, 2001), Loft (Rofuto, 2005), Retribution (Sakebi, 2006) and Journey to the Shore (Kishibe no Tabi, 2015). Kurosawa believes in the construction of the world through fiction: what is framed on the screen starts to have a materiality, to exist. And if the ghost is on the screen, it also exists. The ghostly apparition modes that emerge from this filmography can contribute to new relationships with the horror genre, the images and the cinema. KEYWORDS Kiyoshi Kurosawa; ghosts; japanese cinema; horror.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60407
Appears in Collections:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_dis_nmmaia.pdf8,94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.