Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vieira, Marcelo Dídimo Souza | - |
dc.contributor.author | Maia, Natália Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-13T13:05:25Z | - |
dc.date.available | 2021-09-13T13:05:25Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Natália Mendes. Fantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificar. 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60407 | - |
dc.description.abstract | In the research “Ghosts in Kiyoshi Kurosawa's Cinema: disappear, reappear and presentify” we seek to investigate how the apparitions of the "palpable ghosts" produced in this cinematography are articulated. How do these images reposition us as spectators facing death? For a methodological approach, we used a filmic analysis to investigate how ghosts appear in five feature films directed and scripted by Kurosawa, in a study of the formal and narrative relationships that occur in the mise en scène. Our corpus of analysis is constituted by: Séance (Kôrei, 2000), Pulse (Kairo, 2001), Loft (Rofuto, 2005), Retribution (Sakebi, 2006) and Journey to the Shore (Kishibe no Tabi, 2015). Kurosawa believes in the construction of the world through fiction: what is framed on the screen starts to have a materiality, to exist. And if the ghost is on the screen, it also exists. The ghostly apparition modes that emerge from this filmography can contribute to new relationships with the horror genre, the images and the cinema. KEYWORDS Kiyoshi Kurosawa; ghosts; japanese cinema; horror. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Kiyoshi Kurosawa | pt_BR |
dc.subject | Fantasmas | pt_BR |
dc.subject | Cinema japonês | pt_BR |
dc.subject | Horror | pt_BR |
dc.title | Fantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na presente pesquisa “Fantasmas no Cinema de Kiyoshi Kurosawa: desparecer, reaparecer e presentificar”, buscamos investigar de que maneira as aparições dos "fantasmas palpáveis" produzidas nesta cinematografia são articuladas. Como essas imagens nos reposicionam enquanto espectadores diante da morte? Para a abordagem metodológica, utilizamos a análise fílmica para investigar como se dão as aparições de fantasmas em cinco longas-metragens dirigidos e roteirizados por Kurosawa, em um estudo das relações formais e narrativas que se dão na mise en scène. Nosso corpus de análise é constituído por: Séance (Kôrei, 2000), Pulse (Kairo, 2001), Loft (Rofuto, 2005), Retribution (Sakebi, 2006) e Journey to the Shore (Kishibe no Tabi, 2015). Kurosawa acredita na construção do mundo por meio da ficção: aquilo que é enquadrado na tela, passa a ter uma materialidade, a existir. E, se o fantasma está na tela, ele também existe. Os modos de aparição fantasmagóricos que emergem dessa filmografia podem contribuir para novas relações com o gênero do horror, as imagens e o cinema. | pt_BR |
dc.title.en | Ghosts in Kiyoshi Kurosawa’s cinema: disappear, reappear and presentify | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_nmmaia.pdf | 8,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.