Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60407
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Marcelo Dídimo Souza-
dc.contributor.authorMaia, Natália Mendes-
dc.date.accessioned2021-09-13T13:05:25Z-
dc.date.available2021-09-13T13:05:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMAIA, Natália Mendes. Fantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificar. 2021. 172 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60407-
dc.description.abstractIn the research “Ghosts in Kiyoshi Kurosawa's Cinema: disappear, reappear and presentify” we seek to investigate how the apparitions of the "palpable ghosts" produced in this cinematography are articulated. How do these images reposition us as spectators facing death? For a methodological approach, we used a filmic analysis to investigate how ghosts appear in five feature films directed and scripted by Kurosawa, in a study of the formal and narrative relationships that occur in the mise en scène. Our corpus of analysis is constituted by: Séance (Kôrei, 2000), Pulse (Kairo, 2001), Loft (Rofuto, 2005), Retribution (Sakebi, 2006) and Journey to the Shore (Kishibe no Tabi, 2015). Kurosawa believes in the construction of the world through fiction: what is framed on the screen starts to have a materiality, to exist. And if the ghost is on the screen, it also exists. The ghostly apparition modes that emerge from this filmography can contribute to new relationships with the horror genre, the images and the cinema. KEYWORDS Kiyoshi Kurosawa; ghosts; japanese cinema; horror.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectKiyoshi Kurosawapt_BR
dc.subjectFantasmaspt_BR
dc.subjectCinema japonêspt_BR
dc.subjectHorrorpt_BR
dc.titleFantasmas no cinema de Kiyoshi Kurosawa: desaparecer, reaparecer e presentificarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa presente pesquisa “Fantasmas no Cinema de Kiyoshi Kurosawa: desparecer, reaparecer e presentificar”, buscamos investigar de que maneira as aparições dos "fantasmas palpáveis" produzidas nesta cinematografia são articuladas. Como essas imagens nos reposicionam enquanto espectadores diante da morte? Para a abordagem metodológica, utilizamos a análise fílmica para investigar como se dão as aparições de fantasmas em cinco longas-metragens dirigidos e roteirizados por Kurosawa, em um estudo das relações formais e narrativas que se dão na mise en scène. Nosso corpus de análise é constituído por: Séance (Kôrei, 2000), Pulse (Kairo, 2001), Loft (Rofuto, 2005), Retribution (Sakebi, 2006) e Journey to the Shore (Kishibe no Tabi, 2015). Kurosawa acredita na construção do mundo por meio da ficção: aquilo que é enquadrado na tela, passa a ter uma materialidade, a existir. E, se o fantasma está na tela, ele também existe. Os modos de aparição fantasmagóricos que emergem dessa filmografia podem contribuir para novas relações com o gênero do horror, as imagens e o cinema.pt_BR
dc.title.enGhosts in Kiyoshi Kurosawa’s cinema: disappear, reappear and presentifypt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_dis_nmmaia.pdf8,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.