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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6039| Tipo: | Tese |
| Título : | Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém |
| Título en inglés: | The digital technologies and the pedagogical practice of PROEJA-IFPA – Belém Campus |
| Autor : | Bentes, Haroldo de Vasconcelos |
| Tutor: | Souza, José Ribamar Furtado de |
| Palabras clave : | Digital technologies;Pedagogical practice;Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação - Belém (PA);Ensino profissional - Belém (PA);Professores de educação de adultos - Belém (PA);Educação permanente - Belém (PA) |
| Fecha de publicación : | 2013 |
| Editorial : | www.teses.ufc.br |
| Citación : | BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém. 2013. 268f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. |
| Resumen en portugués brasileño: | Esta tese tem como temáticas as tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA-IFPA - Campus Belém. O objeto de estudo está articulado na investigação das tecnologias digitais como recursos didáticos na prática pedagógica do PROEJA na perspectiva da integração entre escolarização e formação profissional de nível médio. O problema de pesquisa, como as tecnologias digitais contribuem na prática pedagógica do PROEJA, está inserido numa problemática socioeducativa de exclusão da escola, analisada sob a lógica da sociedade capitalista. Os sujeitos da pesquisa são os alunos da turma de dependência disciplina Desenho Mecânico curso Técnico em Mecânica-PROEJA, provenientes dos editais 2007 e 2008; o professor da turma; e o coordenador do PROEJA no Campus. Tem como objetivo geral: investigar as contribuições das tecnologias digitais como recursos didáticos na prática pedagógica do PROEJA, no sentido da integração entre as disciplinas do currículo da educação profissional e do ensino médio regular, visando a uma formação voltada para a vida. A fundamentação teórica circunscreve o uso das tecnologias digitais na atual sociedade do conhecimento; e questões relacionadas ao currículo integrado entre disciplinas gerais e específicas. Os procedimentos metodológicos foram realizados sob um quadro de referencia de uma abordagem qualitativa dos dados coletados, desde uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, com delineamento de “estudo de caso”. Nesta direção, a pesquisa exploratória foi realizada na unidade pesquisada, IFPA - Campus Belém, utilizando as seguintes técnicas: observação, com registros em diário de campo; grupo focal; duas entrevistas semiestruturadas e duas entrevistas estruturadas, todas com o auxílio do gravador. A tese está articulada num esquema integrado: introdução mais seis capítulos interdependentes, afinados com o materialismo histórico-dialético, o método-dialético e de análise de conteúdo, articulados por um sistema de registros não linear, nem nas datas e nem nas falas dos sujeitos envolvidos. Os achados da pesquisa emergiram nos intervalos dos objetivos do estudo com o objeto estudado, configurando resultados como: na Educação de Jovens e Adultos, em geral, os níveis de curiosidade dos alunos são moderados, pois ensinar adultos é diferente de ensinar crianças; com relação ao uso das tecnologias, no processo de ensinar e aprender, foi possível comprovar a importância, as dificuldades e as limitações com o uso das ferramentas tecnológicas quando utilizadas como recursos didáticos; acerca das contribuições pedagógico-metodológicas, no contexto do uso das tecnologias como recursos didáticos, fatores de aprendizagem reforçam a realidade de que as ferramentas assumiram nova linguagem educativa nas práticas docente, instrucional e pedagógica, na disciplina pesquisada. Assim, no universo das tecnologias, no que tange às oportunidades, é necessário evoluir, procurando superar os limites do novo conhecimento ainda desconhecido e as dificuldades do já reconhecido. |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6039 |
| Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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