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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, José Ribamar Furtado de-
dc.contributor.authorBentes, Haroldo de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2013-10-07T17:17:28Z-
dc.date.available2013-10-07T17:17:28Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationBENTES, Haroldo de Vasconcelos. Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém. 2013. 268f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6039-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação - Belém (PA)pt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Belém (PA)pt_BR
dc.subjectProfessores de educação de adultos - Belém (PA)pt_BR
dc.subjectEducação permanente - Belém (PA)pt_BR
dc.titleTecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belémpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta tese tem como temáticas as tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA-IFPA - Campus Belém. O objeto de estudo está articulado na investigação das tecnologias digitais como recursos didáticos na prática pedagógica do PROEJA na perspectiva da integração entre escolarização e formação profissional de nível médio. O problema de pesquisa, como as tecnologias digitais contribuem na prática pedagógica do PROEJA, está inserido numa problemática socioeducativa de exclusão da escola, analisada sob a lógica da sociedade capitalista. Os sujeitos da pesquisa são os alunos da turma de dependência disciplina Desenho Mecânico curso Técnico em Mecânica-PROEJA, provenientes dos editais 2007 e 2008; o professor da turma; e o coordenador do PROEJA no Campus. Tem como objetivo geral: investigar as contribuições das tecnologias digitais como recursos didáticos na prática pedagógica do PROEJA, no sentido da integração entre as disciplinas do currículo da educação profissional e do ensino médio regular, visando a uma formação voltada para a vida. A fundamentação teórica circunscreve o uso das tecnologias digitais na atual sociedade do conhecimento; e questões relacionadas ao currículo integrado entre disciplinas gerais e específicas. Os procedimentos metodológicos foram realizados sob um quadro de referencia de uma abordagem qualitativa dos dados coletados, desde uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, com delineamento de “estudo de caso”. Nesta direção, a pesquisa exploratória foi realizada na unidade pesquisada, IFPA - Campus Belém, utilizando as seguintes técnicas: observação, com registros em diário de campo; grupo focal; duas entrevistas semiestruturadas e duas entrevistas estruturadas, todas com o auxílio do gravador. A tese está articulada num esquema integrado: introdução mais seis capítulos interdependentes, afinados com o materialismo histórico-dialético, o método-dialético e de análise de conteúdo, articulados por um sistema de registros não linear, nem nas datas e nem nas falas dos sujeitos envolvidos. Os achados da pesquisa emergiram nos intervalos dos objetivos do estudo com o objeto estudado, configurando resultados como: na Educação de Jovens e Adultos, em geral, os níveis de curiosidade dos alunos são moderados, pois ensinar adultos é diferente de ensinar crianças; com relação ao uso das tecnologias, no processo de ensinar e aprender, foi possível comprovar a importância, as dificuldades e as limitações com o uso das ferramentas tecnológicas quando utilizadas como recursos didáticos; acerca das contribuições pedagógico-metodológicas, no contexto do uso das tecnologias como recursos didáticos, fatores de aprendizagem reforçam a realidade de que as ferramentas assumiram nova linguagem educativa nas práticas docente, instrucional e pedagógica, na disciplina pesquisada. Assim, no universo das tecnologias, no que tange às oportunidades, é necessário evoluir, procurando superar os limites do novo conhecimento ainda desconhecido e as dificuldades do já reconhecido.pt_BR
dc.title.enThe digital technologies and the pedagogical practice of PROEJA-IFPA – Belém Campuspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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