Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6039
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, José Ribamar Furtado de | - |
dc.contributor.author | Bentes, Haroldo de Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-07T17:17:28Z | - |
dc.date.available | 2013-10-07T17:17:28Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | BENTES, Haroldo de Vasconcelos. Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém. 2013. 268f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6039 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação - Belém (PA) | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional - Belém (PA) | pt_BR |
dc.subject | Professores de educação de adultos - Belém (PA) | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente - Belém (PA) | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Belém | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta tese tem como temáticas as tecnologias digitais e a prática pedagógica do PROEJA-IFPA - Campus Belém. O objeto de estudo está articulado na investigação das tecnologias digitais como recursos didáticos na prática pedagógica do PROEJA na perspectiva da integração entre escolarização e formação profissional de nível médio. O problema de pesquisa, como as tecnologias digitais contribuem na prática pedagógica do PROEJA, está inserido numa problemática socioeducativa de exclusão da escola, analisada sob a lógica da sociedade capitalista. Os sujeitos da pesquisa são os alunos da turma de dependência disciplina Desenho Mecânico curso Técnico em Mecânica-PROEJA, provenientes dos editais 2007 e 2008; o professor da turma; e o coordenador do PROEJA no Campus. Tem como objetivo geral: investigar as contribuições das tecnologias digitais como recursos didáticos na prática pedagógica do PROEJA, no sentido da integração entre as disciplinas do currículo da educação profissional e do ensino médio regular, visando a uma formação voltada para a vida. A fundamentação teórica circunscreve o uso das tecnologias digitais na atual sociedade do conhecimento; e questões relacionadas ao currículo integrado entre disciplinas gerais e específicas. Os procedimentos metodológicos foram realizados sob um quadro de referencia de uma abordagem qualitativa dos dados coletados, desde uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa, com delineamento de “estudo de caso”. Nesta direção, a pesquisa exploratória foi realizada na unidade pesquisada, IFPA - Campus Belém, utilizando as seguintes técnicas: observação, com registros em diário de campo; grupo focal; duas entrevistas semiestruturadas e duas entrevistas estruturadas, todas com o auxílio do gravador. A tese está articulada num esquema integrado: introdução mais seis capítulos interdependentes, afinados com o materialismo histórico-dialético, o método-dialético e de análise de conteúdo, articulados por um sistema de registros não linear, nem nas datas e nem nas falas dos sujeitos envolvidos. Os achados da pesquisa emergiram nos intervalos dos objetivos do estudo com o objeto estudado, configurando resultados como: na Educação de Jovens e Adultos, em geral, os níveis de curiosidade dos alunos são moderados, pois ensinar adultos é diferente de ensinar crianças; com relação ao uso das tecnologias, no processo de ensinar e aprender, foi possível comprovar a importância, as dificuldades e as limitações com o uso das ferramentas tecnológicas quando utilizadas como recursos didáticos; acerca das contribuições pedagógico-metodológicas, no contexto do uso das tecnologias como recursos didáticos, fatores de aprendizagem reforçam a realidade de que as ferramentas assumiram nova linguagem educativa nas práticas docente, instrucional e pedagógica, na disciplina pesquisada. Assim, no universo das tecnologias, no que tange às oportunidades, é necessário evoluir, procurando superar os limites do novo conhecimento ainda desconhecido e as dificuldades do já reconhecido. | pt_BR |
dc.title.en | The digital technologies and the pedagogical practice of PROEJA-IFPA – Belém Campus | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013-TESE-HVBENTES.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.