Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288
Tipo: TCC
Título : Práticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19
Autor : Nascimento, Karolayne da Silva do
Tutor: Oliveira, Alexandra Maria de
Co-asesor: Oliveira, Adeliane Vieira de
Palabras clave : Juventude;Covid-19;Educação;Geografia;Tecnologias
Fecha de publicación : 2021
Citación : NASCIMENTO, Karolayne da Silva do. Práticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19. 2021. 51 f. TCC ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: A pandemia de COVID-19 teve seu epicentro na cidade de Wuhan (China) e alterou a rotina da sociedade como um todo no fim de 2019. A doença infecciosa se alastrou impondo o isolamento social e um conjunto de regras de convivência social. No processo, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação optaram pela manutenção das aulas no formato remoto. Assim, o trabalho teve por objetivo relatar a prática dos jovens mediante a pandemia de COVID - 19 reforçando a capacidade da Geografia Escolar de se reinventar na fase na qual as redes sociais tem se revelado como o principal meio de comunicação entre as pessoas. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e a metodologia consistiu no levantamento bibliográfico sobre os temas pertinentes a essa discussão: juventudes em redes, Geografia e pandemia e recursos educacionais tecnológicos; A sondagem da dinâmica do ensino e aprendizagem em tempos de pandemia; Aplicação de 23 questionários na Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos (Ocara-CE) e na Escola Visconde do Rio Branco (Fortaleza-CE); Feitura de gráficos com base nas respostas colhidas e por fim a análise e discussão dos resultados. Portanto, foi possível identificar uma rápida adesão dos jovens às regras de distanciamento social; o predomínio do uso do celular para acesso às aulas e o acentuado uso das redes sociais, em especial, o Instagram, o WhatsApp e Facebook. Além disso, verificamos a existência de variados recursos tecnológicos que podem auxiliar na dinâmica escolar.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288
Aparece en las colecciones: COVID-19 - Trabalhos relacionados
GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_ksnascimento.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.