Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Alexandra Maria de | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Karolayne da Silva do | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-06T19:05:27Z | - |
dc.date.available | 2021-09-06T19:05:27Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Karolayne da Silva do. Práticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19. 2021. 51 f. TCC ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.title | Práticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19 | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Oliveira, Adeliane Vieira de | - |
dc.description.abstract-ptbr | A pandemia de COVID-19 teve seu epicentro na cidade de Wuhan (China) e alterou a rotina da sociedade como um todo no fim de 2019. A doença infecciosa se alastrou impondo o isolamento social e um conjunto de regras de convivência social. No processo, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação optaram pela manutenção das aulas no formato remoto. Assim, o trabalho teve por objetivo relatar a prática dos jovens mediante a pandemia de COVID - 19 reforçando a capacidade da Geografia Escolar de se reinventar na fase na qual as redes sociais tem se revelado como o principal meio de comunicação entre as pessoas. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e a metodologia consistiu no levantamento bibliográfico sobre os temas pertinentes a essa discussão: juventudes em redes, Geografia e pandemia e recursos educacionais tecnológicos; A sondagem da dinâmica do ensino e aprendizagem em tempos de pandemia; Aplicação de 23 questionários na Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos (Ocara-CE) e na Escola Visconde do Rio Branco (Fortaleza-CE); Feitura de gráficos com base nas respostas colhidas e por fim a análise e discussão dos resultados. Portanto, foi possível identificar uma rápida adesão dos jovens às regras de distanciamento social; o predomínio do uso do celular para acesso às aulas e o acentuado uso das redes sociais, em especial, o Instagram, o WhatsApp e Facebook. Além disso, verificamos a existência de variados recursos tecnológicos que podem auxiliar na dinâmica escolar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_ksnascimento.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.