Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Alexandra Maria de-
dc.contributor.authorNascimento, Karolayne da Silva do-
dc.date.accessioned2021-09-06T19:05:27Z-
dc.date.available2021-09-06T19:05:27Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Karolayne da Silva do. Práticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19. 2021. 51 f. TCC ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.titlePráticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorOliveira, Adeliane Vieira de-
dc.description.abstract-ptbrA pandemia de COVID-19 teve seu epicentro na cidade de Wuhan (China) e alterou a rotina da sociedade como um todo no fim de 2019. A doença infecciosa se alastrou impondo o isolamento social e um conjunto de regras de convivência social. No processo, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação optaram pela manutenção das aulas no formato remoto. Assim, o trabalho teve por objetivo relatar a prática dos jovens mediante a pandemia de COVID - 19 reforçando a capacidade da Geografia Escolar de se reinventar na fase na qual as redes sociais tem se revelado como o principal meio de comunicação entre as pessoas. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e a metodologia consistiu no levantamento bibliográfico sobre os temas pertinentes a essa discussão: juventudes em redes, Geografia e pandemia e recursos educacionais tecnológicos; A sondagem da dinâmica do ensino e aprendizagem em tempos de pandemia; Aplicação de 23 questionários na Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos (Ocara-CE) e na Escola Visconde do Rio Branco (Fortaleza-CE); Feitura de gráficos com base nas respostas colhidas e por fim a análise e discussão dos resultados. Portanto, foi possível identificar uma rápida adesão dos jovens às regras de distanciamento social; o predomínio do uso do celular para acesso às aulas e o acentuado uso das redes sociais, em especial, o Instagram, o WhatsApp e Facebook. Além disso, verificamos a existência de variados recursos tecnológicos que podem auxiliar na dinâmica escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:COVID-19 - Trabalhos relacionados
GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_ksnascimento.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.