Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288
Type: | TCC |
Title: | Práticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19 |
Authors: | Nascimento, Karolayne da Silva do |
Advisor: | Oliveira, Alexandra Maria de |
Co-advisor: | Oliveira, Adeliane Vieira de |
Keywords: | Juventude;Covid-19;Educação;Geografia;Tecnologias |
Issue Date: | 2021 |
Citation: | NASCIMENTO, Karolayne da Silva do. Práticas juvenis e recursos tecnológicos (gratuitos): reinventar o ensino de Geografia na pandemia de Covid-19. 2021. 51 f. TCC ( Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pandemia de COVID-19 teve seu epicentro na cidade de Wuhan (China) e alterou a rotina da sociedade como um todo no fim de 2019. A doença infecciosa se alastrou impondo o isolamento social e um conjunto de regras de convivência social. No processo, o Ministério da Educação e as Secretarias de Educação optaram pela manutenção das aulas no formato remoto. Assim, o trabalho teve por objetivo relatar a prática dos jovens mediante a pandemia de COVID - 19 reforçando a capacidade da Geografia Escolar de se reinventar na fase na qual as redes sociais tem se revelado como o principal meio de comunicação entre as pessoas. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa e a metodologia consistiu no levantamento bibliográfico sobre os temas pertinentes a essa discussão: juventudes em redes, Geografia e pandemia e recursos educacionais tecnológicos; A sondagem da dinâmica do ensino e aprendizagem em tempos de pandemia; Aplicação de 23 questionários na Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos (Ocara-CE) e na Escola Visconde do Rio Branco (Fortaleza-CE); Feitura de gráficos com base nas respostas colhidas e por fim a análise e discussão dos resultados. Portanto, foi possível identificar uma rápida adesão dos jovens às regras de distanciamento social; o predomínio do uso do celular para acesso às aulas e o acentuado uso das redes sociais, em especial, o Instagram, o WhatsApp e Facebook. Além disso, verificamos a existência de variados recursos tecnológicos que podem auxiliar na dinâmica escolar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60288 |
Appears in Collections: | COVID-19 - Trabalhos relacionados GEOGRAFIA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_ksnascimento.pdf | 2,16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.