Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59687
Type: | Resumo |
Title: | Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão |
Authors: | Oliveira, Maiara Lopes Meneses, Francisca Márcia Coelho de Farias, Gilmar Alves de |
Keywords: | Matemática - Metodologia de ensino;Professores - Capacitação;Professores - Educação (Educação permanente);Sequência Fedathi |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | OLIVEIRA, Maiara Lopes; MENESES, Francisca Márcia Coelho de; FARIAS, Gilmar Alves de. Sequência Fedathi no ensino da matemática: metodologia de um projeto de extensão. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente resumo é uma descrição da metodologia de ensino utilizada nas oficinas do Projeto de extensão intitulada: Formação Inicial e Continuada do professor que ensina matemática nos anos iniciais Ensino fundamental, ofertada pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX/UFC), tendo por objetivo reforçar a capacitação dos alunos da graduação do curso de Pedagogia e professores da rede pública Municipal e Estadual do Ceará na área da Matemática. A Sequência Fedathi tem a finalidade de proporcionar melhor compreensão dos conteúdos matemáticos, assim, as oficinas foram planejadas como sessões didáticas, explicitando como se dá o processo dos instrumentos utilizados durante os encontros presenciais, o uso da tecnologia digital aliada a aula convencional, e também da utilização de materiais analógicos, partindo da avaliação do conhecimento da metodologia Sequência Fedathi, e fundamentado no texto de Santos (2016). Sendo esta dividida em quatro etapas: tomada de posição, maturação, solução e prova; assim levando os participantes a refletir em suas resoluções e respostas, esta é a finalidade de todas as etapas juntas. Os palestrantes são estudantes da área da Matemática e também conhecedores da metodologia em questão. Consideramos que essa metodologia, traz uma proposta inovadora no ensino, não somente na área da matemática, mas pode ser implementada em outras disciplinas, visando não somente os resultados, mas como se dão os processos de aprendizagem. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59687 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_mloliveira.pdf | 68,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.