Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5957
Tipo: | Tese |
Título: | A Reforma do Ensino Médio e a Formação dos Trabalhadores: a ideologia da empregabilidade |
Autor(es): | Cardozo, Maria José Pires Barros |
Orientador: | Arrais Neto, Enéas de Araújo |
Palavras-chave: | Educaçao;Crise do Capital;Reforma Educacional;Ensino Médio;Competências;Empregabilidade;Reforma do Ensino - Brasil;Reforma do Ensino - Maranhão;Ensino Médio - Brasil;Ensino Médio - Maranhão;Educação e Estado - Brasil;Educação e Estado - Maranhão;Ensino Profissional - Brasil;Ensino profissional - Maranhão;Trabalhadores - Educação - Brasil;Trabalhadores - Educação - Maranhão |
Data do documento: | 2007 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | CARDOZO, Maria José Pires Barros. A reforma do ensino médio e a formação dos trabalhadores: a ideologia da empregabilidade. 2007. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2007. |
Resumo: | O presente trabalho parte do entendimento de que não se pode compreender a educação sem inseri-la no contexto em que ela se desenvolve, notadamente nos movimentos contraditórios e nas lutas que surgem entre as classes e frações de classes. Portanto, este estudo sobre a reforma do ensino médio brasileiro, situa-se no contexto da atual crise do capital, num momento em que a chamada acumulação flexível vem provocando mudanças significativas no emprego, no mercado de trabalho, nas formas de representação sindical e política dos trabalhadores e nos perfis de qualificação/formação dos trabalhadores. Para análise desta reforma, organizamos nossa exposição em quatro eixos: o processo histórico do desenvolvimento do modo de produção capitalista e suas implicações para a educação dos trabalhadores; a atual crise do capital, a emergência da produção flexível e o papel dos organismos internacionais na condução do programa de ajuste estrutural do Estado brasileiro e na reforma da educação; a perspectiva mistificadora da reestruturação produtiva e do avanço tecnológico apresentada pelos reformadores do ensino médio como determinante das políticas educacionais e a defesa das pedagogias das competências e da empregabilidade como saídas ao desemprego estrutural; e as possibilidades, limites, perspectivas e riscos da efetivação de propostas Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a partir da concepção de escola unitária defendida por Gramsci e por estudiosos que acreditam na centralidade dialética do trabalho como princípio educativo e que lutam por uma educação que contribua para a construção de uma nova ordem social que supere a lógica capitalista. Inferimos que a reforma do ensino médio procura formar um novo trabalhador, com competências que atendam às demandas do mercado e às novas formas de sociabilidade que caracterizam a sociedade capitalista contemporânea |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5957 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_TESE_MJPBCARDOZO.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.