Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5957
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arrais Neto, Enéas de Araújo | - |
dc.contributor.author | Cardozo, Maria José Pires Barros | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-30T16:50:28Z | - |
dc.date.available | 2013-09-30T16:50:28Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | CARDOZO, Maria José Pires Barros. A reforma do ensino médio e a formação dos trabalhadores: a ideologia da empregabilidade. 2007. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5957 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Educaçao | pt_BR |
dc.subject | Crise do Capital | pt_BR |
dc.subject | Reforma Educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Competências | pt_BR |
dc.subject | Empregabilidade | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Ensino - Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio - Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado - Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Ensino Profissional - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional - Maranhão | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores - Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores - Educação - Maranhão | pt_BR |
dc.title | A Reforma do Ensino Médio e a Formação dos Trabalhadores: a ideologia da empregabilidade | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho parte do entendimento de que não se pode compreender a educação sem inseri-la no contexto em que ela se desenvolve, notadamente nos movimentos contraditórios e nas lutas que surgem entre as classes e frações de classes. Portanto, este estudo sobre a reforma do ensino médio brasileiro, situa-se no contexto da atual crise do capital, num momento em que a chamada acumulação flexível vem provocando mudanças significativas no emprego, no mercado de trabalho, nas formas de representação sindical e política dos trabalhadores e nos perfis de qualificação/formação dos trabalhadores. Para análise desta reforma, organizamos nossa exposição em quatro eixos: o processo histórico do desenvolvimento do modo de produção capitalista e suas implicações para a educação dos trabalhadores; a atual crise do capital, a emergência da produção flexível e o papel dos organismos internacionais na condução do programa de ajuste estrutural do Estado brasileiro e na reforma da educação; a perspectiva mistificadora da reestruturação produtiva e do avanço tecnológico apresentada pelos reformadores do ensino médio como determinante das políticas educacionais e a defesa das pedagogias das competências e da empregabilidade como saídas ao desemprego estrutural; e as possibilidades, limites, perspectivas e riscos da efetivação de propostas Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a partir da concepção de escola unitária defendida por Gramsci e por estudiosos que acreditam na centralidade dialética do trabalho como princípio educativo e que lutam por uma educação que contribua para a construção de uma nova ordem social que supere a lógica capitalista. Inferimos que a reforma do ensino médio procura formar um novo trabalhador, com competências que atendam às demandas do mercado e às novas formas de sociabilidade que caracterizam a sociedade capitalista contemporânea | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_TESE_MJPBCARDOZO.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.