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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArrais Neto, Enéas de Araújo-
dc.contributor.authorCardozo, Maria José Pires Barros-
dc.date.accessioned2013-09-30T16:50:28Z-
dc.date.available2013-09-30T16:50:28Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCARDOZO, Maria José Pires Barros. A reforma do ensino médio e a formação dos trabalhadores: a ideologia da empregabilidade. 2007. 281 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5957-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.subjectCrise do Capitalpt_BR
dc.subjectReforma Educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEmpregabilidadept_BR
dc.subjectReforma do Ensino - Brasilpt_BR
dc.subjectReforma do Ensino - Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino Médio - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino Médio - Maranhãopt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Maranhãopt_BR
dc.subjectEnsino Profissional - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Maranhãopt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectTrabalhadores - Educação - Maranhãopt_BR
dc.titleA Reforma do Ensino Médio e a Formação dos Trabalhadores: a ideologia da empregabilidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho parte do entendimento de que não se pode compreender a educação sem inseri-la no contexto em que ela se desenvolve, notadamente nos movimentos contraditórios e nas lutas que surgem entre as classes e frações de classes. Portanto, este estudo sobre a reforma do ensino médio brasileiro, situa-se no contexto da atual crise do capital, num momento em que a chamada acumulação flexível vem provocando mudanças significativas no emprego, no mercado de trabalho, nas formas de representação sindical e política dos trabalhadores e nos perfis de qualificação/formação dos trabalhadores. Para análise desta reforma, organizamos nossa exposição em quatro eixos: o processo histórico do desenvolvimento do modo de produção capitalista e suas implicações para a educação dos trabalhadores; a atual crise do capital, a emergência da produção flexível e o papel dos organismos internacionais na condução do programa de ajuste estrutural do Estado brasileiro e na reforma da educação; a perspectiva mistificadora da reestruturação produtiva e do avanço tecnológico apresentada pelos reformadores do ensino médio como determinante das políticas educacionais e a defesa das pedagogias das competências e da empregabilidade como saídas ao desemprego estrutural; e as possibilidades, limites, perspectivas e riscos da efetivação de propostas Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, a partir da concepção de escola unitária defendida por Gramsci e por estudiosos que acreditam na centralidade dialética do trabalho como princípio educativo e que lutam por uma educação que contribua para a construção de uma nova ordem social que supere a lógica capitalista. Inferimos que a reforma do ensino médio procura formar um novo trabalhador, com competências que atendam às demandas do mercado e às novas formas de sociabilidade que caracterizam a sociedade capitalista contemporâneapt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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