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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59395
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Inventariando o financiamento da Educação no período colonial e os primeiros indícios da educação profissional |
Otros títulos : | Inventario del financiamiento de la educación em el período colonial y los primeros signos de la educación profesional |
Título en inglés: | Inventorying the educacion financing at the colonial time and the first signs of professional education |
Autor : | Oliveira, Ramon Igor da Silveira Ferreira, Maria Aparecida dos Santos |
Palabras clave : | Financiamento da educação;Educação profissional;Brasil Colônia |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Revista Labor |
Citación : | OLIVEIRA, Ramon Igor da Silveira; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Inventariando o financiamento da Educação no período colonial e os primeiros indícios da educação profissional. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 110-130, jul./dez. 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho objetiva inventariar as medidas adotadas para o financiamento da educação no Brasil Colônia e apontar os primeiros indícios da educação profissional. Como método, optou-se pelo materialismo histórico-dialético, aplicado à abordagem qualitativa e à pesquisa bibliográfica exploratória. Apurou-se que a educação obteve recursos de diversas fontes durante o seu curso no período colonial do Brasil, indo desde as doações até a criação de impostos específicos para o seu financiamento. Apontou-se também indícios de uma formação profissional, realçados em ocasiões nas quais os menos abastados recebiam o ensino de ofícios manuais em oficinas, em detrimento da formação escolarizada fornecida a aristocracia. |
Abstract: | This paper aims to list the measures taken for the financing of education in Colonial Brazil and to point out the first signs of professional education. As a method, historical-dialectical materialism was chosen, applying the qualitative approach and exploratory bibliographic research. It was discovered that education obtained resources from several sources during its course in the colonial period of Brazil, ranging from donations to the creation of specific taxes for its financing. The evidence of vocational training was also pointed out, highlighted on occasions in which the less affluent received teaching of manual crafts in workshops instead of formal education, provided to the aristocracy. |
Resumen en español: | Este trabajo tiene como objetivo inventariar las medidas adoptadas para el financiamiento de la educación en el Brasil colonial y señalar los primeros signos de la educación profesional. Como método, optamos por el materialismo histórico-dialéctico, aplicado al enfoque cualitativo y la investigación exploratoria bibliográfica. Se descubrió que la educación obtuvo recursos de varias fuentes durante su curso en el período colonial de Brasil, desde donaciones hasta la creación de impuestos específicos para su financiamiento. También se señalaran las primeras indicaciones de una formación professional, destacada en ocasiones en que los menos ricos recibían la enseñanza de la artesania manual en talleres, en detrimento de la escolarización proporcionada a la aristocracia. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59395 |
ISSN : | 1983-5000 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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