Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59395
Type: Artigo de Periódico
Title: Inventariando o financiamento da Educação no período colonial e os primeiros indícios da educação profissional
Other Titles: Inventario del financiamiento de la educación em el período colonial y los primeros signos de la educación profesional
Title in English: Inventorying the educacion financing at the colonial time and the first signs of professional education
Authors: Oliveira, Ramon Igor da Silveira
Ferreira, Maria Aparecida dos Santos
Keywords: Financiamento da educação;Educação profissional;Brasil Colônia
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Labor
Citation: OLIVEIRA, Ramon Igor da Silveira; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Inventariando o financiamento da Educação no período colonial e os primeiros indícios da educação profissional. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 110-130, jul./dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho objetiva inventariar as medidas adotadas para o financiamento da educação no Brasil Colônia e apontar os primeiros indícios da educação profissional. Como método, optou-se pelo materialismo histórico-dialético, aplicado à abordagem qualitativa e à pesquisa bibliográfica exploratória. Apurou-se que a educação obteve recursos de diversas fontes durante o seu curso no período colonial do Brasil, indo desde as doações até a criação de impostos específicos para o seu financiamento. Apontou-se também indícios de uma formação profissional, realçados em ocasiões nas quais os menos abastados recebiam o ensino de ofícios manuais em oficinas, em detrimento da formação escolarizada fornecida a aristocracia.
Abstract: This paper aims to list the measures taken for the financing of education in Colonial Brazil and to point out the first signs of professional education. As a method, historical-dialectical materialism was chosen, applying the qualitative approach and exploratory bibliographic research. It was discovered that education obtained resources from several sources during its course in the colonial period of Brazil, ranging from donations to the creation of specific taxes for its financing. The evidence of vocational training was also pointed out, highlighted on occasions in which the less affluent received teaching of manual crafts in workshops instead of formal education, provided to the aristocracy.
Abstract in Spanish: Este trabajo tiene como objetivo inventariar las medidas adoptadas para el financiamiento de la educación en el Brasil colonial y señalar los primeros signos de la educación profesional. Como método, optamos por el materialismo histórico-dialéctico, aplicado al enfoque cualitativo y la investigación exploratoria bibliográfica. Se descubrió que la educación obtuvo recursos de varias fuentes durante su curso en el período colonial de Brasil, desde donaciones hasta la creación de impuestos específicos para su financiamiento. También se señalaran las primeras indicaciones de una formación professional, destacada en ocasiones en que los menos ricos recibían la enseñanza de la artesania manual en talleres, en detrimento de la escolarización proporcionada a la aristocracia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59395
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_risoliveiramasferreira.pdf369,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.