Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/59395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Ramon Igor da Silveira-
dc.contributor.authorFerreira, Maria Aparecida dos Santos-
dc.date.accessioned2021-07-08T15:52:37Z-
dc.date.available2021-07-08T15:52:37Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ramon Igor da Silveira; FERREIRA, Maria Aparecida dos Santos. Inventariando o financiamento da Educação no período colonial e os primeiros indícios da educação profissional. Revista LABOR, Fortaleza, v. 2, n. 24, p. 110-130, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/59395-
dc.description.abstractThis paper aims to list the measures taken for the financing of education in Colonial Brazil and to point out the first signs of professional education. As a method, historical-dialectical materialism was chosen, applying the qualitative approach and exploratory bibliographic research. It was discovered that education obtained resources from several sources during its course in the colonial period of Brazil, ranging from donations to the creation of specific taxes for its financing. The evidence of vocational training was also pointed out, highlighted on occasions in which the less affluent received teaching of manual crafts in workshops instead of formal education, provided to the aristocracy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFinanciamento da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectBrasil Colôniapt_BR
dc.titleInventariando o financiamento da Educação no período colonial e os primeiros indícios da educação profissionalpt_BR
dc.title.alternativeInventario del financiamiento de la educación em el período colonial y los primeros signos de la educación profesionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva inventariar as medidas adotadas para o financiamento da educação no Brasil Colônia e apontar os primeiros indícios da educação profissional. Como método, optou-se pelo materialismo histórico-dialético, aplicado à abordagem qualitativa e à pesquisa bibliográfica exploratória. Apurou-se que a educação obteve recursos de diversas fontes durante o seu curso no período colonial do Brasil, indo desde as doações até a criação de impostos específicos para o seu financiamento. Apontou-se também indícios de uma formação profissional, realçados em ocasiões nas quais os menos abastados recebiam o ensino de ofícios manuais em oficinas, em detrimento da formação escolarizada fornecida a aristocracia.pt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo tiene como objetivo inventariar las medidas adoptadas para el financiamiento de la educación en el Brasil colonial y señalar los primeros signos de la educación profesional. Como método, optamos por el materialismo histórico-dialéctico, aplicado al enfoque cualitativo y la investigación exploratoria bibliográfica. Se descubrió que la educación obtuvo recursos de varias fuentes durante su curso en el período colonial de Brasil, desde donaciones hasta la creación de impuestos específicos para su financiamiento. También se señalaran las primeras indicaciones de una formación professional, destacada en ocasiones en que los menos ricos recibían la enseñanza de la artesania manual en talleres, en detrimento de la escolarización proporcionada a la aristocracia.pt_BR
dc.title.enInventorying the educacion financing at the colonial time and the first signs of professional educationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_risoliveiramasferreira.pdf369,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.