Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58942
Tipo: Artigo de Evento
Título: Percepção dos estudantes com deficiência sobre as políticas de inclusão nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade Federal do Ceara.
Autor(es): Reis, Maria Simone Oliveira dos
Alexandre, João Welliandre Carneiro
Rodrigues, Maxweel Veras
Cysne, Maria do Rosário de Fátima Portela
Palavras-chave: Educação superior inclusiva;Estudante com deficiência;Políticas públicas no ensino superior
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: http://www.abepro.org.br/
Citação: REIS, Maria Simone Oliveira dos; ALEXANDRE, João Welliandre Carneiro; RODRIUES, Maxweel Veras; CYSNE, Maria Cysne Maria do Rosário de Fátima Portela. Percepção dos estudantes com deficiência sobre as políticas de inclusão nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade Federal do Ceara. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 38º., 16 a 19 out. 2018, Maceio-Alagoas, Brasil,. Anais […], Maceio, Alagoas, 2018. Tema:“A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”
Resumo: A inclusão do estudante com deficiência no ensino superior é considerada, ainda, um grande desafio no âmbito social, político, assim como para as instituições de ensino superior. Destaque-se que foi somente a partir da década de 1980 que se iniciaram as discussões sobre o tema e houve aumento no número de acesso de estudantes com deficiência na educação superior. Pesquisas nessa direção contribuem para identificar, por exemplo, os fatores que afetam a efetiva inclusão social dos estudantes deficientes, em prol de se atingir uma educação efetivamente inclusiva. O objetivo do presente estudo é investigar como as políticas de inclusão têm sido percebidas pelos estudantes com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES), tomando como caso a Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa possui abordagem quantitativa de natureza básica. Foi realizada com uma amostra de 45 estudantes com deficiência da Instituição, por meio da aplicação de um questionário estruturado na plataforma google form. O principal resultado revelado pela pesquisa foi a constatação de que as ações, serviços e tecnologias em prol da inclusão, disponibilizados pela Universidade, não têm sido suficientes para fazer com que seus estudantes com deficiência sintam-se em igualdade de oportunidade. Os estudantes sinalizaram, inclusive, as barreiras humanas como as mais acentuadas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58942
ISSN: 2594-9713
Aparece nas coleções:DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_sreis.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.