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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorReis, Maria Simone Oliveira dos-
dc.contributor.authorAlexandre, João Welliandre Carneiro-
dc.contributor.authorRodrigues, Maxweel Veras-
dc.contributor.authorCysne, Maria do Rosário de Fátima Portela-
dc.date.accessioned2021-06-14T12:57:09Z-
dc.date.available2021-06-14T12:57:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationREIS, Maria Simone Oliveira dos; ALEXANDRE, João Welliandre Carneiro; RODRIUES, Maxweel Veras; CYSNE, Maria Cysne Maria do Rosário de Fátima Portela. Percepção dos estudantes com deficiência sobre as políticas de inclusão nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade Federal do Ceara. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 38º., 16 a 19 out. 2018, Maceio-Alagoas, Brasil,. Anais […], Maceio, Alagoas, 2018. Tema:“A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”pt_BR
dc.identifier.issn2594-9713-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58942-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.abepro.org.br/pt_BR
dc.subjectEducação superior inclusivapt_BR
dc.subjectEstudante com deficiênciapt_BR
dc.subjectPolíticas públicas no ensino superiorpt_BR
dc.titlePercepção dos estudantes com deficiência sobre as políticas de inclusão nas instituições de ensino superior: o caso da Universidade Federal do Ceara.pt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inclusão do estudante com deficiência no ensino superior é considerada, ainda, um grande desafio no âmbito social, político, assim como para as instituições de ensino superior. Destaque-se que foi somente a partir da década de 1980 que se iniciaram as discussões sobre o tema e houve aumento no número de acesso de estudantes com deficiência na educação superior. Pesquisas nessa direção contribuem para identificar, por exemplo, os fatores que afetam a efetiva inclusão social dos estudantes deficientes, em prol de se atingir uma educação efetivamente inclusiva. O objetivo do presente estudo é investigar como as políticas de inclusão têm sido percebidas pelos estudantes com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES), tomando como caso a Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa possui abordagem quantitativa de natureza básica. Foi realizada com uma amostra de 45 estudantes com deficiência da Instituição, por meio da aplicação de um questionário estruturado na plataforma google form. O principal resultado revelado pela pesquisa foi a constatação de que as ações, serviços e tecnologias em prol da inclusão, disponibilizados pela Universidade, não têm sido suficientes para fazer com que seus estudantes com deficiência sintam-se em igualdade de oportunidade. Os estudantes sinalizaram, inclusive, as barreiras humanas como as mais acentuadas.pt_BR
Aparece en las colecciones: DEPR - Trabalhos apresentados em eventos

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