Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773
Tipo: | Dissertação |
Título: | Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível |
Autor(es): | Lemos, Daniel Catrib de Azevedo |
Orientador: | Castelar, Luiz Ivan de Melo, |
Coorientador: | Alencar, Frederico Augusto Gomes de |
Palavras-chave: | Desempenho Escolar;Modelo Multinível;Escolas Públicas dos Municípios Cearenses;Prova Brasil |
Data do documento: | 2020 |
Citação: | LEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020. |
Resumo: | Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773 |
Aparece nas coleções: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_dcal.pdf | 416,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.