Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773
Type: | Dissertação |
Title: | Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível |
Authors: | Lemos, Daniel Catrib de Azevedo |
Advisor: | Castelar, Luiz Ivan de Melo, |
Co-advisor: | Alencar, Frederico Augusto Gomes de |
Keywords: | Desempenho Escolar;Modelo Multinível;Escolas Públicas dos Municípios Cearenses;Prova Brasil |
Issue Date: | 2020 |
Citation: | LEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773 |
Appears in Collections: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_dcal.pdf | 416,27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.