Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castelar, Luiz Ivan de Melo, | - |
dc.contributor.author | Lemos, Daniel Catrib de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-02T01:47:03Z | - |
dc.date.available | 2021-06-02T01:47:03Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | LEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Escolar | pt_BR |
dc.subject | Modelo Multinível | pt_BR |
dc.subject | Escolas Públicas dos Municípios Cearenses | pt_BR |
dc.subject | Prova Brasil | pt_BR |
dc.title | Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.co-advisor | Alencar, Frederico Augusto Gomes de | - |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CAEN - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_dis_dcal.pdf | 416,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.