Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773
Tipo: Dissertação
Título: Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível
Autor(es): Lemos, Daniel Catrib de Azevedo
Orientador: Castelar, Luiz Ivan de Melo,
Coorientador: Alencar, Frederico Augusto Gomes de
Palavras-chave: Desempenho Escolar;Modelo Multinível;Escolas Públicas dos Municípios Cearenses;Prova Brasil
Data do documento: 2020
Citação: LEMOS, Daniel Catrib de Azevedo. Determinantes do desempenho escolar no estado do Ceará: abordagem multinível. 2020. 41f.- Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, atuária e Contabilidade - CAEN, Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará], Fortaleza, 2020.
Resumo: Este trabalho investiga os fatores associados ao desempenho escolar dos alunos de escolas públicas dos municípios cearenses, mostrando especialmente a importância da turma, escola e município nos resultados da Prova Brasil de 2017 nas disciplinas de matemática e língua portuguesa. Para tanto foram utilizados dados do SAEB e Censo Escolar referentes aos alunos do 9º ano do ensino fundamental, através dos quais foi construído um modelo multinível que incorpora a natureza hierárquica dos dados, subdivididos nos níveis de aluno, turma, escola e município. Os resultados demonstram a importância que o /efeito-turma e o efeito-escola exercem nos resultados dos alunos, além da heterogeneidade dos escores entre os municípios cearenses. Fatores associados a defasagem escolar, como reprovação, foram os que mais impactaram as notas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58773
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_dis_dcal.pdf416,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.