Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57719
Tipo: | Resumo |
Título: | Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178) |
Autor(es): | Araujo, Leonardo Gomes Costa, Kayo Cesar de Oliveira Lima, Laura Andressa dos Santos Gonçalves, Ida Kerla Tavares Souza, Jhonata Fabio Silva de Cesar, Jose Renato de Oliveira |
Palavras-chave: | Aquarismo;Aquariologia;Educação ambiental;Estratégias de aprendizagem |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | ARAUJO, Leonardo Gomes; COSTA, Kayo Cesar de Oliveira; LIMA, Laura Andressa dos Santos; GONÇALVES, Ida Kerla Tavares; SOUZA, Jhonata Fabio Silva de; CESAR, Jose Renato de Oliveira. Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | A aquicultura ornamental é uma atividade que tem se destacado muito ultimamente, especialmente no ramo do aquarismo, utilizado como recurso de pesquisa, trabalho ou hobby. Considerando a carência de algumas escolas da rede pública sobre educação ambiental e a diferença de aprendizado entre os alunos e professores das escolas do município de Fortaleza-CE, o objetivo deste trabalho foi aplicar o aquarismo como ferramenta didática para transmitir informações a respeito da conservação do meio ambiente, no intuito de facilitar as práticas pedagógicas para o ensino infantil sobre conceitos ambientais. O presente trabalho propôs a utilização de metodologias lúdicas para aprofundar alguns conhecimentos sobre meio ambiente, vida aquática e estimular o hobby da aquariofilia. No primeiro encontro os alunos e professores foram submetidos à aplicação de um questionário padronizado, seguido de atividades como exposições de vídeos sobre a temática abordada, pinturas, e observação de maquetes de animais aquáticos. Foram confeccionados aquários de garrafas PET para permitir a interação direta dos alunos e professores com os animais estudados. As visitas e acompanhamentos foram realizados em duas escolas públicas. Alunos e professores demonstraram grande entusiasmo e admiração pelos temas abordados e pelas atividades realizadas. Algumas atividades tais como uma visita às instalações do Laboratório da UFC, e a aplicação um questionário final estão previstas para serem executadas num futuro próximo. Pretende-se comparar o nível de conhecimento no início e ao final do projeto. Conclui-se que, até o presente momento, houve grande aceitação e interesse dos alunos e professores pela temática do projeto, e pelas metodologias utilizadas. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57719 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lgaraujo.pdf | 74,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.