Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraujo, Leonardo Gomes-
dc.contributor.authorCosta, Kayo Cesar de Oliveira-
dc.contributor.authorLima, Laura Andressa dos Santos-
dc.contributor.authorGonçalves, Ida Kerla Tavares-
dc.contributor.authorSouza, Jhonata Fabio Silva de-
dc.contributor.authorCesar, Jose Renato de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-04-14T11:56:50Z-
dc.date.available2021-04-14T11:56:50Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAUJO, Leonardo Gomes; COSTA, Kayo Cesar de Oliveira; LIMA, Laura Andressa dos Santos; GONÇALVES, Ida Kerla Tavares; SOUZA, Jhonata Fabio Silva de; CESAR, Jose Renato de Oliveira. Uso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57719-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquarismopt_BR
dc.subjectAquariologiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleUso do aquarismo como metodologia de ensino de educação ambiental para escolas públicas de Fortaleza-CE (Aquarismo como ferramenta de educação ambiental para escolas do município de Fortaleza, Ceará, CP.2016.PJ.0178)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA aquicultura ornamental é uma atividade que tem se destacado muito ultimamente, especialmente no ramo do aquarismo, utilizado como recurso de pesquisa, trabalho ou hobby. Considerando a carência de algumas escolas da rede pública sobre educação ambiental e a diferença de aprendizado entre os alunos e professores das escolas do município de Fortaleza-CE, o objetivo deste trabalho foi aplicar o aquarismo como ferramenta didática para transmitir informações a respeito da conservação do meio ambiente, no intuito de facilitar as práticas pedagógicas para o ensino infantil sobre conceitos ambientais. O presente trabalho propôs a utilização de metodologias lúdicas para aprofundar alguns conhecimentos sobre meio ambiente, vida aquática e estimular o hobby da aquariofilia. No primeiro encontro os alunos e professores foram submetidos à aplicação de um questionário padronizado, seguido de atividades como exposições de vídeos sobre a temática abordada, pinturas, e observação de maquetes de animais aquáticos. Foram confeccionados aquários de garrafas PET para permitir a interação direta dos alunos e professores com os animais estudados. As visitas e acompanhamentos foram realizados em duas escolas públicas. Alunos e professores demonstraram grande entusiasmo e admiração pelos temas abordados e pelas atividades realizadas. Algumas atividades tais como uma visita às instalações do Laboratório da UFC, e a aplicação um questionário final estão previstas para serem executadas num futuro próximo. Pretende-se comparar o nível de conhecimento no início e ao final do projeto. Conclui-se que, até o presente momento, houve grande aceitação e interesse dos alunos e professores pela temática do projeto, e pelas metodologias utilizadas.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lgaraujo.pdf74,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.