Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567
Type: | Resumo |
Title: | Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
Authors: | Sales, Lucinda Alexandre Silva, Andreia Turolo da |
Keywords: | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.];Linguagem e línguas - Estudo e ensino;Ensino;Didática;Estratégias de aprendizagem |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | SALES, Lucinda Alexandre; SILVA, Andreia Turolo da. Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O método comunicativo é uma abordagem de ensino que surgiu face à necessidade de um meio mais eficiente de ensinar uma língua. Seu maior foco é no ato da comunicação e o significado partindo dos interesses do aluno (WIDDOWSON, 1978). Por essas razões, o NucLi (Núcleo de Línguas do programa Inglês sem Fronteiras) adota a abordagem comunicativa para o desenvolvimento das aulas em todos os cursos e oficinas que oferta. Essa apresentação consiste na investigação da percepção dos alunos do NucLi sobre a abordagem comunicativa de ensino de línguas. Para isso, ao fim de cada aula, os alunos são questionados a respeito de suas impressões quanto ao conteúdo trabalhado, quais atividades foram mais desafiadoras e quais facilitaram o aprendizado. Buscamos também saber as percepções dos alunos sobre o uso da língua materna e da língua estrangeira em sala. Os resultados apontam que, apesar de procurarem fluência constante na língua alvo, os alunos gostam de correção imediata, o que leva a questionar o método como única alternativa de ensino da língua estrangeira, já que não alcança sempre as prioridades individuais do aluno. Ao fim do curso, os estudantes respondem a um questionário escrito quanto às suas considerações finais sobre a experiência, o que pode melhorar e o que deve ser mantido. Espera-se entender mais sobre as necessidades e interesses dos alunos e ao mesmo tempo reafirmar o método comunicativo como uma abordagem eficaz de ensino e descobrir e sanar suas fraquezas de acordo com as necessidades dos alunos. Deste modo, será possível sanar as carências mais evidentes dos estudantes e tornar a aquisição da língua estrangeira uma tarefa mais efetiva. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lasales.pdf | 73,06 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.