Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/57149
Type: Resumo
Title: Conscientização e transformação social: práticas em psicologia comunitária em contexto de opressão e pobreza em território urbano (Projeto Saúde Comunitária: caminho possível do desenvolvimento comunitário do Grande Bom Jardim - HF00. 2007. PJ. 0233)
Authors: Colares Filho, Joao Evangelista
Bacelar, Bibiana Cardoso
Vale, David Maia Laurindo do
Mendonça, Francisco Weslay Oliveira
Ximenes, Veronica Morais
Keywords: Identidade social;Conscientização;Desenvolvimento comunitário;Psicologia comunitária
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: COLARES FILHO, Joao Evangelista; BACELAR, Bibiana Cardoso; VALE, David Maia Laurindo do; MENDONÇA, Francisco Weslay Oliveira; XIMENES, Veronica Morais. Conscientização e transformação social: práticas em psicologia comunitária em contexto de opressão e pobreza em território urbano (Projeto Saúde Comunitária: caminho possível do desenvolvimento comunitário do Grande Bom Jardim - HF00. 2007. PJ. 0233). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: A ação de extensão em Psicologia Comunitária desenvolvida como projeto do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) acontece no bairro Canindezinho, caracterizado por baixo IDH e com pouco acesso às políticas públicas. Desenvolvendo uma parceria de mais de 3 anos com a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Joaquim Alves, as atividades são planejadas e executadas por três extensionistas, supervisionadas por um mestrando e coordenado por uma docente. A ação visa coolaborar com o desenvolvimento do sujeito comunitário e com fortalecimento da identidade individual e coletiva, mediante ação através de um grupo de cerca de 15 crianças e adolescentes com idades de 8 a 16 anos. O trabalho baseia-se no método dialógico-vivencial (GOIS, 2005), através de uma práxis de investigação/ intervenção nessa realidade a fim de transformá-la e, ao mesmo tempo, possibilitar o desenvolvimento dos participantes. Busca-se promover atividades destinadas ao fomento de ambientes favoráveis a problematização do contexto em que vivem para que assim se possa facilitar processos de conscientização (FREIRE, 1980). As discussões acontecem a partir de demandas da realidade, tais como: racismo, relação com a escola, relação com a comunidade, juventude, violência, sexualidade e gênero. Durante os encontros, são realizadas ações coletivas, como jogos de tabuleiro, criação lúdica, desenhos de percepção afetiva, caminhadas comunitárias, dentre outras atividades coletivas. Visitas domiciliares também são realizadas pelos extensionistas, na perspectiva do fortalecimento dos vínculos com os participantes do grupo e aprofundamento da inserção na comunidade. A ação de extensão se mostra fundamental na formação do alunos de graduação e na potencialização das crianças e jovens enquanto sujeitos comunitários e construtores de sua história, constituindo-se como indicador do caráter de promoção do desenvolvimento comunitário do Grande Bom Jardim.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57149
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_jecfilho.pdf80,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.