Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56678
Tipo: Resumo
Título : Intitulado jovens, adultos e idosos: escrevendo e lendo nossas histórias
Autor : Oliveira, Francisco Xavier de
Silva, Maria Socorro
Palabras clave : Alfabetização;Letramento;Educação
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : OLIVEIRA, Francisco Xavier de; SILVA, Maria Socorro. Intitulado jovens, adultos e idosos: escrevendo e lendo nossas histórias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: Trata-se de um projeto de extensão intitulado Jovens, Adultos e Idosos: Escrevendo e Lendo Nossas Histórias financiado pela PREX/UFC (Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Feral do Ceará). O objetivo do trabalho consistiu em ensinar a leitura e a escrita a jovens, adultos e idosos das comunidades do entorno do Campus do Pici. A prática pedagógica fundamentou-se nos princípios do sócio-interacionismo e na filosofia freireana de educação. Os sujeitos foram 20 alunos oriundos de diversas turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) regularmente matriculados em uma escola pública municipal de Fortaleza, mas que ainda não acompanhavam o ensino regular, pelo fato de não haverem se apropriado do sistema de escrita. A metodologia constou de aulas práticas de leitura e escrita para os alunos com suporte em diversos portadores de textos e gêneros textuais. As atividades de leitura e escrita foram encaminhadas conjuntamente, ou seja, a atividade escrita partia sempre de um contexto, texto lido e debatido, resultado de uma discussão, texto escrito no quadro (resumo de um tema debatido), leituras de palavras- chaves, frases elaboradas pelos alunos, pesquisas em jornais e revistas, atividades estas que proporcionam leitura, como busca de informação solicitada, escrita e discussão sobre a grafia das palavras. O trabalho integrado e colaborativo dos professores, bolsistas e gestores na contação de histórias, realização de oficinas de letramento, produção e recital de poesias, concorreu para o sucesso do trabalho pedagógico. Por meio das atividades desenvolvidas, percebemos o aperfeiçoamento das habilidades de escrita e de leitura dos alunos envolvidos no projeto.Por fim, concluímos que este projeto de extensão tem beneficiado grandemente a esse grupo de pessoas, uma vez que, na sociedade conteporânea, a ordem grafocêntrica nos exige o aperfeiçoamento de tais habilidades.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56678
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_fxoliveira.pdf67,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.