Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56678
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Xavier de | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Socorro | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-22T19:55:35Z | - |
dc.date.available | 2021-02-22T19:55:35Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Francisco Xavier de; SILVA, Maria Socorro. Intitulado jovens, adultos e idosos: escrevendo e lendo nossas histórias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56678 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Intitulado jovens, adultos e idosos: escrevendo e lendo nossas histórias | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Trata-se de um projeto de extensão intitulado Jovens, Adultos e Idosos: Escrevendo e Lendo Nossas Histórias financiado pela PREX/UFC (Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Feral do Ceará). O objetivo do trabalho consistiu em ensinar a leitura e a escrita a jovens, adultos e idosos das comunidades do entorno do Campus do Pici. A prática pedagógica fundamentou-se nos princípios do sócio-interacionismo e na filosofia freireana de educação. Os sujeitos foram 20 alunos oriundos de diversas turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) regularmente matriculados em uma escola pública municipal de Fortaleza, mas que ainda não acompanhavam o ensino regular, pelo fato de não haverem se apropriado do sistema de escrita. A metodologia constou de aulas práticas de leitura e escrita para os alunos com suporte em diversos portadores de textos e gêneros textuais. As atividades de leitura e escrita foram encaminhadas conjuntamente, ou seja, a atividade escrita partia sempre de um contexto, texto lido e debatido, resultado de uma discussão, texto escrito no quadro (resumo de um tema debatido), leituras de palavras- chaves, frases elaboradas pelos alunos, pesquisas em jornais e revistas, atividades estas que proporcionam leitura, como busca de informação solicitada, escrita e discussão sobre a grafia das palavras. O trabalho integrado e colaborativo dos professores, bolsistas e gestores na contação de histórias, realização de oficinas de letramento, produção e recital de poesias, concorreu para o sucesso do trabalho pedagógico. Por meio das atividades desenvolvidas, percebemos o aperfeiçoamento das habilidades de escrita e de leitura dos alunos envolvidos no projeto.Por fim, concluímos que este projeto de extensão tem beneficiado grandemente a esse grupo de pessoas, uma vez que, na sociedade conteporânea, a ordem grafocêntrica nos exige o aperfeiçoamento de tais habilidades. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fxoliveira.pdf | 67,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.