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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56530
Tipo: | Dissertação |
Título: | A prática pedagógica das lutas na escola: uma autoetografia pautada na proposta freireana |
Autor(es): | Fernandes, Francisco Filipe Damasceno |
Orientador: | Silva, Maria Eleni Henrique da |
Palavras-chave: | Lutas;Ensino;Escola;Paulo Freire;Autoetnografia |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | FERNANDES, Francisco Filipe Damasceno. A prática pedagógica das lutas na escola: uma autoetografia pautada na proposta freireana. Orientadora: Maria Eleni Henrique da Silva. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal elaborar e descrever uma metodologia do ensino de lutas pautada nas contribuições educativas de Paulo Freire para ser realizada no ambiente escolar. Para isto, conta com uma revisão de literatura que conceitua lutas, artes marciais e esportes de combate, um estado da arte sobre o trato do conteúdo, disputas na Educação Física brasileira e relatos de aulas ministradas pelo autor em aulas regulares e, em um projeto contra turno. Inicialmente, a relação do autor com o tema e a importância do método autobiográfico para a concepção do estudo são expostos por meio de narração autoetnográfica, a qual foi escolhida como metodologia por conferir a experiência do pesquisador validade como dado da pesquisa. A experiência de formar um grupo interessado em praticar artes marciais e incorporar em sua práxis princípios encontrados nas obras de Paulo Freire foi realizada em uma escola pública de uma região de alta vulnerabilidade social de Fortaleza. Durante, aproximadamente, seis meses a prática de artes marciais foram associadas e norteadas pela dialogicidade, tolerância, amorosidade e organização coletiva. Apesar da alta taxa de evasão observada, os alunos que optaram por permanecer no projeto demonstraram, em suas falas quando entrevistados, mudanças em seus comportamentos e concepções sobre violência, luta, formas de conviver e de se organizar. Utilizando a autoetnografia como método diários de campo e registros escritos pelos alunos serviram como elementos de análise que apontaram êxito no objetivo desta pesquisa, a qual deve ser continuada, afinal, somos seres inacabados que necessitamos formarmo-nos continuamente. |
Abstract: | This work has as main objective to elaborate and describe about a methodology for the teaching of fights based on the educational contributions of Paulo Freire to be carried out in the school environment. For this, it has a literature review that conceptualizes fights, martial arts and combat sports, a state of the art on dealing with content fights in Brazilian Physical Education and reports of classes taught by the author, in regular classes and in a project of against shift. Initially, the author's relationship with the theme and the importance of the autobiographical method for the design of the study, are exposed through autoetnographic narration, which was chosen as the methodology for conferring the researcher's experience validity as research data. The experience of forming a group interested in practicing martial arts and incorporating the principles found in the works of Paulo Freire into its praxis was carried out in a public school in a region of high social vulnerability in Fortaleza. For approximately six months, the practice of martial arts was associated and guided by dialogicity, tolerance, love and collective organization. Despite the high dropout rate observed, the students who chose to remain in the project demonstrated, in their statements when interviewed, changes in their behaviors and conceptions about violence, struggle, ways of living and organizing. Using self-ethnography as a method field diaries and records written by the students served as elements of analysis that indicated success in the objective of this research, which must be continued, after all, we are unfinished beings that we need to form continuously. |
Descrição: | FERNANDES, Francisco Filipe Damasceno. A prática pedagógica das lutas na escola: uma autoetografia pautada na proposta freireana. 2021.172f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2021. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56530 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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